Lançamento de novo livro de António Santos

O poeta vianense António Carlos Santos, apresentou no passado dia 07 de dezembro, mais um livro de Poesia, intitulado «OUTRA VEZ OS TEUS OLHOS”.

A sessão de lançamento realizou-se no Salão de Festas do Centro Paroquial da Meadela, pelas 21h, onde o autor tem apresentado todos os seus livros, em forma de homenagem à freguesia onde passou a viver depois de regressado de Angola, onde nasceu no ano de 1964, tendo vindo morar para Viana do Castelo, com apenas 11 anos, fixando residência na Meadela, onde reside.

O novo livro foi apresentado por Rui Vasqueiro, de Aveiro, que falou do já riquíssimo património literário do poeta António Carlos Santos e da obra poética agora apresentada. Recordou ainda o espetáculo “Poesia sem Fronteiras”, que decorreu no Teatro Sá de Miranda.

Durante a sessão foram recitados vários poemas do novo livro, por um conjunto de declamadores que enriqueceram a noite, que contou ainda com vários momentos musicais, por Jaime Parente “Jarojupe” e amigos e pelo músico e compositor Rodrigo, que veio da Galiza, cantando em Português e Espanhol, um poema do novo livro, por ele musicado.

Antes da tradicional sessão de autógrafos, o autor usou da palavra para agradecer a presença de todos naquele evento, agradecendo a presença do “Canal Viana” e da “A Aurora do Lima” e terminou referindo que Viana não deve ser só Viana e que poderiam fazer-se coisas também fora da cidade.

LAVRADEIRAS NO ORIENTE
Terminado mais um ano de intensa atividade, onde se assinalaram as comemorações do 85.º aniversário do Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, é com muito orgulho e dedicação que esta associação da Meadela prossegue a sua atividade, começando já este ano de 2020 com mais uma internacionalização, desta vez para o Qatar, mais concretamente Doha.

Foi a convite da “Cultural Village Foundation”, entidade sob a chancela da UNESCO, que o GFLM aceitou participar no “Intercultural Dialogue and Cultural Diversity Festival”, um evento onde se privilegia o intercâmbio cultural com representação de cerca de duas dezenas de países. Tal como referido pela entidade organizadora, este festival “apresenta uma variedade de apresentações culturais de diferentes nações ao redor do mundo e tem como objetivo atuar como ponte entre culturas e proporcionar um ambiente multicultural harmonioso”.

Desta forma, e com este propósito que deve ser motivo de orgulho para toda a comunidade, o GFLM completará a sua 55.ª internacionalização com 27 países visitados. Tudo faremos para representar condignamente o nosso país e, concretamente, o folclore de Viana do Castelo que representa um dos cartões de visita da nossa cidade e que, neste contexto, nos consagra embaixadores da nossa cultura no Médio Oriente.

Como forma de assinalar o encerramento do programa de comemorações do 85º aniversário, o grupo irá levar a cena no próximo dia 01 de fevereiro de 2020, ao Teatro Municipal Sá de Miranda, um espetáculo intitulado “Retratos de uma história”. Neste evento, inteiramente organizado por elementos do grupo, pretende-se honrar o passado histórico desta associação apresentando, em dicotomia, a intensa actividade que caracteriza o GFLM no momento actual e que lhe atribui o estatuto de ser um dos grupos mais representativos da região.

Fica o convite a toda a comunidade para se associarem a este espectáculo no qual será evidente todo o empenho e dedicação dos elementos que compõe o grupo.

PRESÉPIO DE NATAL 2019
Mais uma vez o Agrupamento dos Escuteiros da Meadela, instalou no Adro da igreja Paroquial, um Presépio de Natal, com a originalidade que é reconhecida, e que este ano sofreu uma alteração mais profunda, dando relevo destacado ao Presépio tradicional.

O conjunto enquadra-se no ambiente festivo do Adro da igreja, tendo no cimo da torre sineira uma estrela a irradiar luz «cintilante» como que a convidar a quem passa para a vivência da “Quadra Natalícia» num espírito de fraternidade, partilha e amor.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.