Depois de um fim de semana alargado e intenso no concelho de Caminha, esta semana traz mais propostas irrecusáveis, com destaque para a música e para a literatura. E na música, por exemplo, há muito por onde escolher… ou então não – quem apreciar sonoridades diversas, num gosto musical mais eclético e tiver disponibilidade, pode assistir aos diferentes espetáculos, todos ao ar livre e gratuitos. Amanhã há jazz num local emblemático, o Cruzeiro da Independência, em Lanhelas, mas está também de volta, por estes dias, o Festival Vilas People e com dois concertos, em diferentes estilos: Tiago Garrinhas e Rui Massena estarão em palco em duas ocasiões, no Largo Calouste Gulbenkian, em Caminha. O segundo concerto insere-se, aliás, na programação da III Feira do livro Luso-Galaica, que decorrerá em Caminha e A Guarda esta semana.  

Melhor mesmo é ter a agenda à mão e deixamos já, à cautela, a programação até ao final do mês de agosto. Agora que terminou o Sonicblast, num fim de semana em que até a Volta a Portugal passou por aqui e foi pretexto para boas imagens e animação, mas em que já está em preparação o recinto onde, daqui a uns dias, vai arrancar o EDP Vilar de Mouros, concentremos a atenção na semana que vai de 16 a 21 de agosto.  

Faz todo o sentido, até porque já amanhã acontece a terceira de “4 Quartas de Jazz”. No palco do Cruzeiro da Independência, em Lanhelas, com o Rio Minho como cenário, vão atuar os Little hands – Quarteto de Jazz (Guitarra; baixo; Piano; Bateria).

“4 Quartas de Jazz” tornou-se quase um “clássico” da programação do mês de agosto, com um público fiel que não dispensa as noites de jazz. O primeiro concerto aconteceu logo no início do mês, a 03 de agosto. Em palco os Let a Jam Roll Sexteto R&B (Bateria, Piano, Baixo, Guitarra, Sax, Voz). O espetáculo realizou-se no Largo Calouste Gulbenkian, em Caminha. No passado dia 10, “As Troides” Jovens Talentos do Concelho de Caminha – Quarteto de Jazz (Guitarra; baixo; Piano; Bateria), mostraram o seu trabalho no Auditório António Pedro – Moledo. A última das “4 Quartas de Jazz” tem lugar a 24 agosto, com Ana Gomes Quarteto de Jazz (Voz; baixo; Piano; Bateria). Será na Praça da República, Vila Praia de Âncora. Todos os concertos começam pelas 22h00.

Quanto ao Vilas People, o encontro com Tiago Garrinhas é no dia 18, às 22h00, num concerto Classic Rock, no Largo Calouste Gulbenkian, em Caminha, onde o público poderá assistir em pé.

Dois dias depois, a 20 de agosto, também pelas 22h00, Rui Massena estará no mesmo espeço, num registo diferente, mas seguramente proporcionando mais uma grande noite de música.

Recorde-se que o festival Vilas People já trouxe Rita Guerra (Vila Praia de Âncora), Sara Correia (Caminha), a Orquestra Filarmónica de Braga (Vila Praia de Âncora) e vai encerrar no início de setembro, dia 03, com Noble, no Forte da Lagarteira, em Vila Praia de Âncora.

Esta semana ainda, como referimos, destaque para a III Feira do Livro Luso-Galaica da Ribeira Minho, de 19 a 21, em Caminha (Praça Conselheiro Silva Torres), e A Guarda (Praça do Relógio), com programa próprio. A organização é conjunta, envolvendo a Câmara Municipal de Caminha, Concello de A Guarda, Freguesia de Caminha e Vilarelho e Jornal Caminha2000. O evento conta ainda com o apoio dos municípios da Ribeira Minho.