Inseridos nas comemorações do Aniversário da Universidade do Minho (UMinho), o Pavilhão Desportivo Universitário do Campus de Gualtar, em Braga, foi palco da 20.ª edição dos Torneios de Desporto Escolar que trouxeram à Academia cerca de 600 estudantes de várias escolas do Ensino Básico e Secundário do distrito deBraga que competiram nas modalidades de Basquetebol 3×3, Badminton e Voleibol.
Decorrido nos dias 20 e 21 de fevereiro, o evento desportivo é uma parceria entre a UMinho, através dos Serviços de Acção Social (SASUM), e o Desporto Escolar (Coordenação de Braga), sendo que este ano a iniciativa contou com o apoio da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU) que ofereceu os prémios aos participantes (kits de material desportivo para apoio ao desenvolvimento das modalidades ao longo do ano).
Dar a conhecer a Universidade às comunidades das escolas do Ensino Básico e Secundário do distrito de Braga, promover o convívio através da prática desportiva e potenciar a formação integral dos alunos são os objetivos do evento. Para Carlos Dias, coordenador da atividade da parte do Desporto Escolar, o sentido é “mobilizar as escolas de forma a criar na UMinho um polo de interesse futuro para os seus estudantes, mostrar a Universidade associando a qualidade do ensino à prática de atividade desportiva de qualidade”. Segundo este, “os objetivos foram cumpridos” realçando que durante estes dois dias “os alunos tiveram a oportunidade de fazer desporto, competir com outras escolas, conhecer as condições e valências que a Universidade tem para lhes oferecer”, salientando que “correu muito bem”.
Carlos Videira, responsável pelo desporto na UMinho refere que “a iniciativa se insere no nosso objetivo de estreitar laços entre o Desporto Escolar e o DesportoUniversitário, de forma a combater a quebra de atividade física que, muitas vezes, se verifica nesta transição”.
Em competição nas várias modalidades estiveram mais de 600 estudantes. O primeiro dia foi dedicado ao Basquetebol 3×3 que contou com a participação de 26 escolas, 125 equipas, 500 alunos e 40 professores, onde foram disputados 203 jogos.
 
No segundo dia decorreram as competições de Badminton, que contou com a participação de 32 alunos, provenientes de cinco escolas, e de Voleibol onde estiveram envolvidas cinco equipas, 75 alunas e realizaram-se 10 jogos.
Os participantes mostraram-se muito satisfeitos com a atividade. “Gostei muito de participar no torneio, gostei muito da Universidade e das instalações desportivas”, afirmou Teresa Cardoso, atleta de voleibol da Escola Camilo Castelo Branco (Famalicão). Partilhando da mesma opinião, Helena Ferreira referiu que já tinha participado na edição anterior e que este ano voltou. “Gosto sempre de participar neste torneio, conhecer outras equipas, outras pessoas, fazer amigos fora do ambiente da nossa Escola, promove-se a união da equipa e é sempre mais um bom treino que fazemos.” Para além disso, a atleta de voleibol da Escola Secundária Carlos Amarante garantiu que “a comida na cantina é muito boa, as instalações desportivas são excelentes e a Universidade tem todas as condições para a prática de desporto de alto nível”, disse.
Este foi um momento para estes jovens saírem do seu espaço habitual, competirem e se divertirem em ambiente universitário. Carlos Videira nota que esta “é uma iniciativa muito importante, durante a qual centenas de jovens estudantes do Ensino Básico e Secundário conhecem o Campus de Gualtar, utilizam as nossas instalações e praticam desporto entre si”, patenteando que estes “são potenciais estudantes da nossa Universidade a quem queremos proporcionar uma boaexperiência através da atividade física, incentivando-os para que continuem a apostar nas duas vertentes: a vertente académica e a vertente desportiva”.

Apesar de os intervenientes assumirem que o importante é participar, divertirem-se, conhecer novos colegas e as instalações da UMinho, a competição é sempre levada muito a sério pelos estudantes/atletas que querem levar o título de vencedores do torneio para a sua escola.

Assim, para além do momento que se saldou, sobretudo, pelo convívio saudável, a classificação final acaba por ser uns dos aspetos a reter, até por todos gostam de ganhar.

Classificação nas várias modalidades:

 
Voleibol Feminino:
 AE Alberto Sampaio
 AE Maximinos
 AE Carlos Amarante
 AE Camilo Castelo Branco
 Colégio João Paulo II
Badminton:
Feminino
1º Raquel Príncipe, ES D. Maria II  Braga
2º Débora Sá, ES Camilo Castelo Branco
3º Joana Faria, EB André Soares
 
Masculino
 Leonardo Viseu, ES Camilo Castelo Branco
 Tomás Gomes, ES Camilo Castelo Branco
 Tiago Araújo, ES Camilo Castelo Branco
O Basquetebol foi a modalidade com mais equipas e mais atletas em prova. Nesta prova a classificação vai contar para o apuramento (juntamente com outras provas) para o Encontro Regional, que se realizará em Viana do Castelo.