No fim de semana de 08 e 09 de dezembro, as equipas de infantis e de cadetes do Viana Natação Clube (VNC) disputaram o Torregri de Natal da Associação de Natação do Minho que contou com a participação de oito clubes e cerca de 160 nadadores com idades entre os nove e os 13 anos.

A prova decorreu nas excelentes piscinas municipais de Ponte da Barca e o Viana Natação Clube foi a segunda equipa com mais atletas na competição, 37, logo seguida do Sporting Clube de Braga que apresentou 55 nadadores e à frente da Escola Desportiva de Viana que foi a terceira equipa com mais atletas inscritos, 27.

Mais uma fantástica prestação dos atletas dos escalões de formação do VNC que dominaram por completo a competição, alcançando 17 vitórias no total das provas disputadas, logo seguidos dos nadadores do Sporting Clube de Braga com 12 vitórias e dos atletas da Escola Desportiva de Viana e da Escola Desportiva Limiana, com seis vitórias cada.

A equipa do VNC foi composta pelos nadadores infantis: Eva Rigor, Rita Gomes, Danilo Rocha Ana Martins, Francisca Vila Costa, Inês Lopes, Lara Carvalho, Liliana Rocha, Maria Rigor, Maria Silva, Mariana Brochado, Marta Martinez e Guilherme Meira.

E pelos atletas cadetes, Beatriz Ferreira, Eduarda Gonçalves, Inês Castro, Íris Barros, Íris Rei, Maria Pinto, Mariana Pescadinha, Marta Silva, Matilde Marques, Sara Carvalho, Sara Ligeiro, Duarte Soares, Eduardo Saragoça, João Silva, Manuel Silva, Martim Vieira, Rodrigo Leitão, Santiago Valença, Simão Trancoso, Simão Vaz, Tiago Couteiro, Tomás Lima e Tomás Velhuco.

De realçar as prestações de todos estes atletas que estabeleceram mais de 100 novos recordes pessoais, destacando-se o domínio do VNC no escalão de cadetes A com Sara Ligeiro que venceu as quatro provas que nadou (100 bruços, 100 estilos, 100 mariposa e 200 livres), com Eduardo Saragoça que venceu três (100 costas, 100 mariposa e 100 estilos) e Tiago Couteiro que venceu outras duas (100 bruços e 200 livres).

Maria Pinto dominou o escalão cadetes B, vencendo três provas (100 livres, 50 costas/bruços e 50 bruços/livres), das quatro em disputa. No escalão de cadetes B masculinos Santiago Valença ficou em terceiro nos 100 livres e Simão Vaz também ficou em terceiro, mas nos 50 costas/bruços.

No escalão de infantis, nesta que é mais uma competição de preparação para os campeonatos regionais da categoria, o destaque vai para a obtenção de mais algumas marcas que dão acesso à participação no Torneio Zonal deste grupo, que é a prova mais importante do calendário de inverno, e para as vitórias de Maria Silva, nos 100 bruços e de Maria Rigor, nos 100 costas.

(VNC/Imprensa)