O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo anunciou, durante um encontro com dirigentes desportivos do concelho, a criação de um Conselho Municipal do Desporto. O novo órgão tem como objetivo implementar uma política de maior proximidade e interação com os clubes, incrementando ainda mais o trabalho que tem vindo a ser efetuado pelos mesmos.

No encontro, foram ainda assinados diversos protocolos no valor global de cerca de 350 mil euros, com diversos clubes e associações desportivas de Viana do Castelo, no âmbito da Medida 1 – Apoio à Atividade Desportiva Regular. Estes protocolos de colaboração visam apoiar os clubes e associações em atividades variadas, contribuindo para a coesão e qualidade de vida da população vianense.

O apoio definido pelos protocolos reconhece o papel de complementaridade que os clubes e associações desportivas desempenham, na educação e formação do atleta, incluindo também a publicitação do símbolo da cidade nas camisolas dos clubes e associações em competições nacionais seniores da Associação Juventude de Viana, Escola Desportiva de Viana, Santa Luzia Futebol Clube e Voleibol Clube de Viana.

Já em 2018 a autarquia vianense aprovou apoios para a beneficiação de instalações desportivas e para a realização de atividades desportivas pontuais desenvolvidas pelos clubes de Viana do Castelo. Ao todo, vão ser investidos cerca de 400 mil euros pela autarquia no âmbito das Medidas 2 e 4.

De acordo com o previsto no Regulamento de Apoio ao Associativismo Desportivo, vão ser apoiadas ações e eventos de caráter competitivo, formação e intercâmbio. Trata-se de ações e iniciativas no desenvolvimento dos projetos das Associações e Clubes na melhoria das diversas modalidades, na promoção de hábitos da vida saudável e na projeção da cidade de Viana do Castelo, no valor de aproximadamente 200 mil euros.

No que toca a apoios a beneficiação de instalações desportivas, está em causa a construção/beneficiação e apetrechamento de equipamentos desportivos por parte de Juntas de Freguesia e de Clubes e Associações. Neste âmbito, a autarquia vai apoiar com mais de 200 mil euros a construção de uma infraestrutura polivalente do Centro Recreativo Cultural das Neves, a remodelação da sede da Sociedade de Instrução Social Areosense e a conclusão do balneário da União Desportiva de Lanheses, assim como a primeira fase da requalificação do campo do Castelo do Neiva e a requalificação do Campo das Monções em Torre e Vila Mou.