Candidatura a cidade do desporto 2023

Após historiar sucintamente a implantação do desporto em Viana do Castelo proponho-me, agora desenvolver, por modalidades, o seu historial.

VOLEIBOL
Modalidade que arrancou em 1972, no então Liceu Nacional, pela mão de Camilo Ferreira, Gregório Guisantes e Joaquim Ribeiro, responsáveis pelo desporto naquele estabelecimento de ensino. Paras além da prática da modalidade decorrente das atividades curriculares, resolveram nesse ano, apresentar uma equipe de juvenis para participar num torneio aberto promovido pela Associação de Voleibol de Braga.

Simultaneamente, o Prof. Gregório organiza o 1.º torneio de minivolei, com a participação de vários núcleos da cidade que, entretanto, se iam formando.

Estava lançada a semente.

Na época de 1972/73, forma-se uma equipe de juniores, que sucedeu à de juvenis, a qual participou no campeonato nacional da categoria, ficando apurada para a fase final, demonstrando já muita qualidade, em disputa com o Leixões, o Benfica e o Ginásio C. de Lisboa.

Os seus mentores, resolvem oferecer esta equipe ao S.C.Vianense, que de imediato cria a respetiva secção, inscrevendo-a para disputar o campeonato nacional de seniores, a que se juntaram outros praticantes, casos do Carlos Cunha, Adriano Paço, Rui Marçal, Melo e Ribeiro.

Começava a enraizar-se a modalidade na cidade, apesar da falta de estruturas.

Com o 25/04/74, profundas alterações se verificam com a democracia a pautar a vida dos portugueses. No desporto federado, existia o Remo e o Futebol e a natação. Através da Mocidade Portuguesa, a Esgrima, o Voleibol e pouco mais.

Instalações: o novel Pavilhão de Santa Maria Maior (voleibol e Esgrima), os Ginásios do Liceu e Escola Técnica (Voleibol), o SCVianense (Futebol), o Rio Lima (Remo) e a Doca Comercial (natação).

Amândio Passos Silva
Ex-Delegado DGD
Continua na próxima edição

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.