Candidatura de Viana do Castelo a cidade do desporto 2023 (continuação)

A criação da Delegação Distrital da Direção Geral de Desportos, veio dar enormes possibilidades ao desenvolvimento destas modalidades bem como a mais uma vintena delas por si apoiadas.

Em 1976/77, inscreve o S.C.Vianense a primeira equipa feminina federada, enriquecendo a secção que continuava a progredir, quer em qualidade, quer em quantidade, acabando por se sagrar campeã nacional da 1.ª divisão na época de 1986/87, ascendendo à Divisão de Honra.

Entretanto, o Viana Taurino Clube cria a secção iniciando a atividade com uma equipa feminina aproveitando o excedente das equipas do vianense.

Zé Sérgio, treinador no Vianense assume também a função de treinador do Taurino, coadjuvado por Joaquim Ribeiro.

O exemplo do S.C.V. fez proliferar a modalidade com o aparecimento de novas equipas, o que obrigou a criar a Associação de Voleibol de Viana do Castelo, chegando a contar com 23 clubes inscritos. Perre, S. Romão do Neiva, V.N. de Cerveira e Ponte de Lima, destacam-se pela qualidade.

A Delegação Distrital da Direção Geral de Desportos, assume relevante importância, proporcionando formação, acolhendo diversas modalidades, com a criação de vários torneios (especialmente da categoria dos mini`s), apoios monetários e material.

Todas as praias do concelho de Viana do Castelo e Caminha são equipadas com material de voleibol, disponibilizando os necessários animadores.

Mercê do inusitado desenvolvimento da modalidade, a Federação Portuguesa de Voleibol distingue Viana do Castelo com uma das poules para apuramento do europeu juniores, 1979. Durante três dias atletas da Espanha, R.D.A. , Roménia e Portugal disputaram o direito de estar presente no final do Torneio que se realizaria no Porto. Foram três dias de jornadas de grande entusiasmo, com o Pavilhão de Santa Maria Maior sempre esgotado com assistências ruidosas e muito entusiastas.

Na década de 90, são os filhos dos praticantes das diversas modalidades (Paulo Alves, Fernando Caeiro, Luís Filipe, Zé Sérgio, Vítor Araújo, e outros) que alimentam a continuação da modalidade, apoiados pelos secionistas do S.C.Vianense (Zé Sérgio e Hirondina).

Os voleibolistas que constituíam as equipas do Vianense, afastam-se por sentirem menos apoio, e criam o Vianense Voleibol Clube em 10 de Junho de 1995. Fernando Caeiro (Direção), Sofia Soares (A.G.) e Joaquim Escaleira (C.F.) são os rostos do novel clube.

Passados quatro meses, alteração para Voleibol Clube de Viana, designação que se mantém.

Curiosidades: Logo no primeiro ano da fundação, sagram-se campeões nacionais da 2ª. divisão; por fim, ascendem à primeira divisão, onde se mantem com brilhantes prestações, agora com Paulo Alves ao leme.

De referir que alguns voleibolistas vianenses têm integrado as diversas seleções nacionais, sendo prova disso a seleção de Portugal presentemente a disputar o apuramento para o Campeonato Europeu sub/17, da qual fazem parte dois atletas do VCV, o que atesta o nível do voleibol em Viana do Castelo.

Amândio Passos Silva
Ex-Delegado DGD

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.