O primeiro estágio organizado pelo departamento de surf adaptado da Federação Alemã de Surf (Deutscher Wellenreit Verband – DWV) realizou-se no Centro de Alto Rendimento de Viana do Castelo (CAR Surf Viana), entre 05 e 12 deste mês de outubro.

O Open Ocean Surf Training consistiu num estágio sem barreiras, inclusivo, que contou com participantes alemães portadores de deficiência e sem deficiência.

O programa de estágio para esta comitiva, com um total de 11 elementos, foi composto, sobretudo, por sessões de surf, por workshops pedagógicos e por uma visita à cidade de Viana do Castelo numa vertente mais turística e cultural.

Segundo Johannes Laing, coordenador, conjuntamente com Friederike Schulz, do surf adaptado da Federação Alemã de Surf, o principal objetivo do projeto foi, recorrendo ao surf como um meio de inclusão, ganhar experiência para desenvolver o surf adaptado, quase desconhecido no país e ainda recente na Federação.

“O surf é um ótimo meio de inclusão, mas fazer este estágio foi muito mais que surfar; foi aprender através dos workshops; foi estar em grupo; conhecermo-nos melhor; conhecer a cultura de Viana do Castelo e de Portugal; foi ganharmos experiência para desenvolvermos o surf adaptado na Alemanha”, avança Johannes Laing, que conquistou, em 2018, o 10º lugar no Stance ISA World Adaptive Surfing Championship.

Sebastian Bass, participante e que se iniciou no surf adaptado há um ano, considera que este estágio foi uma experiência fantástica. “Aprendi muito. Senti-me muito bem na água, muito seguro devido à experiência dos treinadores e dos terapeutas. Não conhecia grande parte dos outros elementos, mas, em resultado do modelo adaptado, num curto espaço de tempo, já funcionávamos como uma equipa, como uma família”, explica.

Johannes Laing e Friederik Shulz, também organizadores da iniciativa, tinham estado, em maio último, em Viana do Castelo aquando da realização do 1º Campeonato Europeu de Surf Adaptado e as excelentes condições que encontraram, bem como a experiência na modalidade dos técnicos do Surf Clube de Viana (SCV) foram decisivas para elegerem o CAR Surf de Viana como palco do arranque deste projeto.

O Open Ocean Surf Training, que começou em Viana do Castelo, é um projeto para continuar. No próximo ano deverá acontecer novamente na capital alto minhota.
(SCV/Imprensa)