Nos dias 18, 19 e 20 de maio, realizaram-se os campeonatos nacionais juvenis de Desporto Escolar. A Escola Secundária de Monserrate fez-se representar com as equipas de basquetebol e futsal feminino, tendo conquistado a taça nas duas competições.

A equipa de basquetebol feminino é orientada pela professora Ana Freixo e constituída pelas seguintes alunas: Ana Azevedo Torres, Ana Sofia Peres, Ana Sofia Simas, Andreia Viana, Beatriz Ramos, Francisca Silva, Inês Rocha, Laura Esteves, Leonor Garcia, Susana Soares e Tatiana Guia. A equipa da ESM venceu os três jogos realizados, tendo conquistado op primeiro lugar.

A equipa de futsal feminino, orientada pelo professor Rui Silva, é constituída por Mafalda Silva, Sara Pereira, Sofia Amorim, Mariana Trigo, Joana Pequeno, Eduarda Torres, Mariana Amorim, Filipa Peres, Bruna Sousa, Mariana Costa, Inês Alves e Luana Gonçalves. O torneio de futsal realizou-se em formato de campeonato com todas as escolas participantes a defrontarem-se entre si. A ESM venceu as Escola Secundária de Vila das Aves, de Gouveia, de Évora, do Pombal e empatou com a representação da escola secundária de Setúbal. No total, conquistaram 11 pontos e tornou-se campeã nacional pela primeira vez.

Destaque ainda para os juízes/árbitros que acompanharam as comitivas: Luís Braga, em futsal, e Fábio Santos e Joana Silva, no basquetebol. Os três estiveram também em grande destaque.

Na prova marcaram presença as melhores escolas do país, em representação de seis regiões educativas (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve e Madeira).

                                                        (ESM/Imprensa)