João Paulo Rebelo destacou o trabalho desenvolvido pelo município de Viana do Castelo em termos de desporto. O secretário de Estado falava durante a apresentação do Outdoor Sports Euro´Meet 2019, que aconteceu, recentemente, no Museu Nacional do Desporto, em Lisboa.

“Viana do Castelo valoriza o desporto e os desportos náuticos. A Câmara Municipal de Viana do Castelo serve de pivô para juntar agrupamentos, escolas, clubes desportivos, várias entidades, em termos do desporto”, assegurou o Secretário de Estado do Desporto, que destacou as “magníficas instalações dos centros náuticos” do concelho vianense, numa apresentação que reuniu federações nacionais e entidades ligadas ao desporto, instituições de ensino superior, entre outros convidados.

João Paulo Rebelo realçou que a quinta-edição do Euro’Meet, que acontece entre 24 e 26 de setembro de 2019, em Viana do Castelo, é a primeira vez que este encontro europeu acontece fora da montanha, frisando o facto de o evento estar agendado para a Semana Europeia do Desporto.

A realização deste evento europeu em Viana do Castelo resulta do sucesso da candidatura apresentada pelo município, devido às condições naturais do concelho, já que a prova inclui remo, vela, surf e canoagem, mas também trail, BTT e percursos pedestres. No Museu Nacional do Desporto, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, explicou que a candidatura foi feita de forma consciente, depois de o município ter bastante trabalho realizado, infraestruturas de qualidade e projetos desenvolvidos ao longo do tempo.

O autarca destacou as variadas provas de referência que o concelho acolhe, como a Meia Maratona Manuela Machado, a Semana do Atlântico, Volta a Portugal em bicicleta, campeonatos do mundo de windsurf e kitesurf, entre outros. “Trabalhamos para a formação, não para campeões, mas ficamos contentes por ver que Viana do Castelo é um alfobre de campeões”, assegurou.

Já o presidente da European Network of Outdoor Sports (ENOS), François Beauchard, informou que o desporto de exterior é, cada vez mais, um desporto que gera economia, que promove o emprego, a educação, o respeito pelo ambiente e o desenvolvimento das comunidades.

O Euro’Meet é um evento que se destina à comunidade académica, científica, empresarial e ‘stakeholders’ do desporto outdoor. O evento tem por base o desporto, mas abrange outras áreas, tais como ambiente, turismo, juventude, saúde e bem-estar.

A conferência compreenderá o Euro’Meet e a European Week of Sport e o programa do evento integra, também, nos dias 22 e 23 de setembro, o University Watersport Camp, que permitirá a estudantes universitários europeus uma experiência náutica única e inclusiva.

O programa, constituído por workshops, case studies, visitas técnicas e prática de atividades náuticas, culminará com um concurso de ideias em diferentes áreas, cujos vencedores poderão apresentar os seus projetos no Euro’Meet 2019. Esta iniciativa é aberta a estudantes de diferentes áreas, sendo algumas vagas destinadas a estudantes portadores de deficiência.

As conferências serão realizadas no centro de congressos do Castelo de Santiago da Barra e a seleção final dos temas a debater resultará de uma decisão conjunta entre o Comité de Gestão do European Network of Outdoor Sports (ENOS) e o Comité Organizador do Euro’Meet 2019.

O Outdoor Sports Euro´Meet 2019 é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Surf Clube de Viana (SCV), Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal (ERTPNP), Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC) e Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).