Hugo Araújo: Apoio dos associados é “fundamental” para o clube

Com 59 anos de existência, o Clube de Ténis de Viana (CTV) conta com a presença de 245 atletas das modalidades de ténis e padel.

De diversas idades, o CTV disponibiliza aulas desde os quatro anos e conta com atletas campeões nacionais, como, por exemplo, Conceição Novo, João Valença, Nuno Carvalho e Manuel Albino.

Com o objetivo de continuar a divulgar a modalidade, o Clube pretende também fazer obras de requalificação na sede e espaço de treinos, localizados na Praça da Galiza.

A Aurora do Lima (AAL): Há quanto tempo existe o Clube de Ténis de Viana?
Hugo Araújo (HA): O Clube de Ténis de Viana foi fundado a 21 de janeiro de 1961. Portanto tem 59 anos de existência.

AAL: Por que decidiram criar este clube?
HA: A ideia surgiu nos finais dos anos 50 do séc. XX. O responsável foi o jovem vianense, João Delgado Cerqueira, filho de João Alves Cerqueira, dono da empresa de pescas de Viana do Castelo e um dos donos dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, acabado de regressar de Inglaterra, onde tinha estado a estudar. No tempo em que esteve em Inglaterra, João Cerqueira conheceu e praticou esta nova modalidade – o Ténis e teve contacto com a modalidade. Assim que regressou a Portugal e a Viana do Castelo, juntou alguns amigos, aos quais ensinou a jogar, e assim começaram no antigo Ringue do Límia Parque. Estes amigos mais próximos eram o mestre Luís Braga, José Oliveira Valença, João Oliveira Valença, João Enes, Amadeu Carvalho e Manuel Couto Viana. Como a experiência teve reação positiva dos seus amigos, João Delgado Cerqueira deu início à construção de um court de Ténis junto ao Ringue do Límia Parque. No início de 1961 foi inaugurada a sede social e fundado o Clube de Ténis de Viana, um dos mais antigos e carismáticos clubes de ténis de Portugal. Atualmente, o Clube de Ténis tem a mesma sede social, seis courts de Ténis, sendo que três são cobertos, assim como as duas pistas de padel.

AAL: Quem o fundou?
HA: Foram 25 os fundadores do nosso Clube, mas o principal fundador e o grande pioneiro do ténis em Viana do Castelo foi, sem dúvida, João Delgado Cerqueira.

AAL: Dedicam-se em exclusivo ao ténis?
HA: A principal atividade do Clube, sempre foi o ténis. Desde 2019 também abraçamos outra modalidade de raquetes, o padel.

AAL: Quantos atletas?
HA: Neste momento, entre alunos da escola e praticantes, são cerca de 245 atletas sendo que destes, 180 estão federados na Federação Portuguesa de Ténis (FPT).

AAL: De que idades?
HA: As idades são muito diversas, diremos que temos alunos da escola de ténis de Viana, desde turmas de Baby Ténis com quatro anos de idade, até ao praticante mais velho (ainda em atividade), que tem 85 anos.

AAL: Em que competições participam?
HA: A nível individual temos atletas a participar, por todo o país e ilhas, em torneios da Federação Portuguesa de Ténis, em todos os escalões, que vão desde atletas com sete anos até aos veteranos, com mais de 70 anos. Gostava de realçar que a nível individual, os nossos atletas sub12 têm ganho bastantes torneios, a nível nacional. O atleta Bruno Abreu foi selecionado para a Seleção Nacional de Ténis sub12, da qual faz parte neste momento. Nos veteranos, a nossa atleta Conceição Novo também foi selecionada para a Seleção Nacional e é a atual campeã nacional de pares, no seu escalão. No passado foram também campeões nacionais os atletas do CTV, João Valença, Nuno Carvalho e Manuel Albino. A nível coletivo, o Clube participa nos Torneios Interclubes com equipas masculinas CTV/ Caixa de Crédito Agrícola nos escalões de sub12, seniores, veteranos +35, veteranos +45 e veteranos +50. As equipas femininas CTV/Caixa de Crédito Agrícola, participam nos escalões sub12 e veteranos + 35. Neste ano de 2020, a equipa de veteranos CTV/Caixa de Crédito Agrícola +45 sagrou-se campeã regional e a equipa de veteranos CTV/Caixa de Crédito Agrícola +35, vice-campeã regional. Ambas estão apuradas para disputar o Campeonato Nacional de Equipas. O CTV detém no seu palmarés um título de campeão nacional de equipas no escalão + 35.

AAL: Tem alguma sede? E espaço de treino?
HA: O Clube de Ténis de Viana tem a sua sede social que dispõe de bar/sala de convívio/sala de jogos/sala multifunções. Balneários masculino e feminino, duas casas de banho de apoio, jardim, seis courts de ténis (três cobertos) e duas pistas de padel. A sede social e instalações situam-se na Praça da Galiza, em Viana do Castelo.

AAL: Esta pandemia afetou, de alguma forma, o clube?
HA: Esta pandemia originou o fecho total do Clube. Tivemos que parar com as atividades da Escola de Ténis de Viana, que tem neste momento 200 alunos. Foram cancelados cinco torneios oficiais da Federação portuguesa de Ténis que iriam decorrer nos meses de abril e maio no nosso clube. Tivemos que suspender toda a atividade no Padel Center, fechar a sede social e o seu bar e cancelar um evento social que decorreria no mês de maio.

AAL: Quais são os objetivos futuros? E as necessidades?
HA: Os nossos objetivos no futuro passam por continuar a divulgar a nossa modalidade na cidade e no distrito de Viana do Castelo, modernizar as nossas instalações, criando assim melhores condições para os nossos associados. Apoiar ainda mais os nossos atletas e continuar a colaborar com várias instituições da nossa cidade permitindo a prática do ténis a crianças e adultos que em condições normais não o fariam. Nesta situação gostaria de destacar o excelente trabalho que temos feito com a APPACDM. Em termos de necessidades, destaco a importância de tapar o topo Sul dos nossos courts cobertos, para que a chuva não invada os três courts cobertos. Assim estaríamos habilitados a praticar ténis 365 dias por ano (efetivamente).

AAL: Contam com algum tipo de apoio?
HA: O nosso principal apoio são os nossos sócios, através da sua cotização mensal. A receita gerada pela nossa escola de ténis e essencialmente das empresas que publicitam nos nossos espaços e que contribuem para o desenvolvimento do nosso clube e dos nossos atletas. Destas gostaria de destacar algumas que têm tido um papel fundamental nesta vertente e às quais agradecemos profundamente. São elas: CRG Imobiliária, Painhas SA, Omatapalo, Farmácia Manso, Pastelarias Ameadella, Intermaché (Areosa), Caixa de Crédito Agricola, Blisq, Cabo d´Mar, Uomo Fashion, Reabilitar Viana, Tintas Sotinco, Chip and Charge, Moviglobal, Continente, Quinta da Presa Eventos, Clínica Domingos Rocha e Cafés Delta. Contamos também com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, principalmente a nível logístico, sempre que solicitado. A todos o nosso obrigado. Para terminar, gostaria de endereçar um convite a todos os vianenses, para que venham até nós para experimentar a nossa modalidade. A nossa escola de ténis está aberta a todos e dispomos de courts para aluguer, onde o material (raquetes e bolas) fica por nossa conta. Apareçam.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.