Judo Clube de VC incentiva à prática em tempo de confinamento

O Judo Clube de Viana do Castelo, neste tempo de pandemia, tem incentivado os seus atletas à manutenção da sua forma física e à atividade, quer através de exercícios e treinos conjuntos, presenciais ou não, mas mantendo sempre um forte contacto.

Em momentos tão difíceis, o Juviana tem exortado os seus à reflexão do momento que atravessamos, ao papel central que deve ter a atividade física e o desporto, mas também a reorganização da nossa intervenção e ao desenvolvimento pessoal dos nossos atletas.
Vindos de um Campeonato Nacional de Veteranos, onde participamos com 11 atletas e arrecadaram 10 medalhas, confrontaram-se com o encerramento da modalidade e face às medidas adotadas, estarem vedados os treinos e o calendário competitivo nacional e internacional, “era imperioso garantir uma transição, que acrescentasse valor e mantivesse a chama do envolvimento no projeto que corporizamos”, explica fonte do clube.

“E, não podemos estar mais orgulhosos, muitos dos nossos atletas têm participado em inúmeras sessões de formação, quer como formadores, quer como formandos, promovidas por entidades de formação de referência. Além de um envolvimento com outras instituições na ajuda da superação da crise, bem como a busca do robustecimento e preparação individual no conhecimento para pôr ao serviço do clube e da comunidade que servimos”, explica.

Orlando Garcia, presidente do Clube está a frequentar uma pós-graduação em Medicina Desportiva, na Universidade do Porto.

Felismina Barros criou um movimento – “TRIbueSCOLA” de interesse pedagógico e de cidadania no conhecimento dos direitos da criança e a sua relação com os órgãos de soberania, nomeadamente os tribunais. Editou um livro sobre uma personagem “Maria” que entre outros atributos tinha a particularidade, de praticar Judo.

Para além destes, os atletas Juviana participaram num desafio de escrever quadras e poemas lançado por esta “Maria” e que teve uma excelente aceitação.

“O nosso clube mereceu a confiança dos clubes de desportos de combate do concelho de Viana do Castelo, para os representar no Conselho Municipal de Desporto. Criando-se entre os diversos clubes, um bom entendimento e pontes para sinergias futuras em projetos integrados”, assinala fonte do Clube.

João Sousa defendeu “com êxito” a sua dissertação de Mestrado sobre Treino Desportivo.
Fernando Gomes viu aceite a sua dissertação de Mestrado, aguarda a sua defesa.

Alexandre Morgado, Luísa Garcia e Fernando Gomes concluíram “com sucesso” o Curso de Treinadores de Judo – 1.º Grau, o primeiro, em 2020 em Coimbra e os segundos, em 2021 na cidade de Aveiro.

Vera Cerqueira e João Sousa iniciaram em 2020, o seu Curso de Treinadores Grau 1, em Coimbra.

Joana Morgado foi selecionada para participar no Plano de Treinos da Federação Portuguesa de Judo de 20 de novembro 2020 a 28 março 2021, a que se juntou o atleta Máximo Dydyuk, “com o inestimável apoio” da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Portuguesa de Judo.

A V Gala do Desporto da Camara Municipal de Viana do Castelo contará com a presença do Diretor Técnico e Treinador do Juviana, Joaquim Guerreiro e da atleta Luísa Garcia, que mais uma vez serão homenageados pelos títulos de campeões nacionais veteranos 2020.

O Judo Clube de Viana do Castelo, nesta pandemia “criou fortaleceu-se e construiu um plano estratégico e pedagógico para o desenvolvimento do judo no concelho e distrito, procurando promover o Judo, alargar horizontes para os seus praticantes, dar vivências e, através delas, incutir valores formando cidadãos criando alternativas e capacidade de escolha e desenvolvimento. Estamos mais fortes, mercê do alinhamento de objetivos e da integração efetiva da diversidade de que somos constituídos, porque cada um de nós vale e neste projeto tem voz”, garante.

Fonte do clube agradece a “todos os que teimosamente continuam a apoiar-nos nestes 45 anos de existência. Uma nova fase e uma nova luta nos espera, somos parte da solução”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.