O Judo Clube de Viana do Castelo – JUVIANA, completou no dia 08 de abril 42 anos de existência, celebrando esta efeméride com a organização de um torneio comemorativo dedicado ao presidente Orlando Garcia. O aniversário, data importante de celebração de vida, tem sempre duas componentes inseparáveis, para este clube, por um lado o orgulho de um percurso dedicado à aprendizagem e ao ensino, a formar judocas e cidadãos pela transmissão de valores experiências e vivências; por outro o grato prazer de constatar que a dinâmica do grupo é sustentada e imparável na prossecução de novos e maiores desafios, bem como da constância de novos projetos que catapultarão o clube para um melhor serviço público desportivo, cultural e social.

Assim, nada melhor que um torneio dedicado aos mais jovens, dos quatro aos 12 anos, promovido, organizado e sustentado pelos mais velhos do clube e de outros clubes amigos dos 13 aos 72 anos.

Na verdade, e apesar de a data não ser, em termos desportivos, a mais conveniente, porque osclubes estavam em férias de Páscoa, os atletas em férias e deslocados, mas o clube não esmoreceu e as suas espectativas foram superadas contando com 120 atletas em prova e perto de três centenas de espectadores envolvidos emocionalmente com os atletas e consequentemente com o judo.

Este clube contou com ajudas importantes no desenrolar da organização da prova, desde logo com atletas da Associação Desportiva Judo Force, do Porto e do CD Baixo Miño, de La Guardia, que foram importantíssimos, e contou com o inestimável apoio de todos os treinadores dos clubes presentes. Contou ainda com o apoio dos seus parceiros, a Câmara; a ESEVC; a Triauto; o Pedro Bizarro; Saúde e Bem-Estar; José Maria Sousa, comércio de frutas; Ecónomo, Lda; TIVC e o “A Aurora do Lima”, que nos ajudaram ativamente e que deram voz a este evento e ao clube.

O torneio contou com a participação convidada e amiga dos seguintes clubes de Portugal: Associação Desportivo Judo Force, Boavista F.C e Escola Secundária Fontes Pereira de Melo, do Porto, Centro Desportivo da Póvoa do Varzim, Clube de Ténis de Chaves e claro Juviana, da Galiza da vizinha Espanha, Centro Deportivo Baixo Miño de La Guardia, Judo Club Sénin de Pontevedra e Judo Clube Base e Coléxio M. Peleteiro ambos de Santiago de Compostela.

Um torneio que veio para ficar e repetir, que atingiu os seus objetivos, de celebração, de afetos, de troca de experiências, de aproximação social e de culturas, de tarefa e prática desportiva do Judo, com regras e valores. Parabéns a todos que contribuíram para esta festa desportiva, vivenciada e coroada pela amizade, o convívio e uma medalha, símbolo da vontade de querer participar e lutar. Obrigado a todo o Juviana e amigos por serem e fazerem parte de uma equipa.

(JUVIANA/Imprensa)