O Judo Clube de Viana deslocou quatro atletas para participar, em representação nacional, no Campeonato da Europa de veteranos que se realizou em Glasgow, Escócia, nos dias 14 a 17 de junho.
Entre 1191 judocas esperados e 35 nações, estavam quatro atletas do Juviana que sonhavam em representar bem o país, a cidade, o clube e todos os que confiam neles e os apoiam incondicionalmente.
Um atleta e treinador do clube participou no primeiro dia do campeonato, e, não tendo começado da melhor maneira, já que foi bem surpreendido por um atleta Croata, conseguiu recuperar a serenidade e levar de vencida os três combates seguintes que o levaram a repetir, pelo segundo ano consecutivo, o terceiro lugar e a correspondente medalha de bronze, entre 14 adversários.
O resto da comitiva competiu só no dia 16 e aí, o cenário era mais difícil, primeiro pela falta de experiência das atletas, Luísa Garcia e Vera Cerqueira, neófitas nestas andanças, mas com brio bateram-se de forma empenhada e com coração, não logrando, no entanto, obter qualquer vitória sobre as suas oponentes.
Não obstante, a Luísa Garcia conseguiu um honroso sétimo lugar pontuando assim, para o ranking de países e a Vera Cerqueira subiu ao pódio para receber uma medalha de bronze, conforme determinam os regulamentos da prova, ficando com uma honrosa e grata recordação da sua participação.
O atleta Alexandre Morgado, tinha a tarefa mais difícil, com 22 atletas e um peso muito competitivo, mesmo o empenho, a motivação e o querer não bastaram para aceder à luta pelas medalhas, mas ficou boa nota do valor do atleta e, mais uma vez, trouxe na bagagem aprendizagens para através do treino maximizar a táctica, técnica e habilidades.
Assim, e com um terceiro lugar, mas com duas medalhas de bronze, subindo o Juviana duas vezes ao pódio e com um honroso e importante sétimo lugar, foi com uma enorme honra que o clube se despediu do Campeonato Europeu, que se mostrou generoso para as nossas cores e para a nossa cidade.
Todo este trabalho é conseguido na sequência dos apoios de amigos e instituições como a ESEVC, a CMVC, a Triauto e o Pedro Bizarro Saúde, bem como da comunicação social, escrita e falada de Viana do Castelo, que partilham com os vianenses, os nossos feitos, atividades e resultados.
O treinador e atleta, medalha de bronze quis partilhar e distinguir este feito com dois amigos e dirigentes do clube que este ano tiveram o infortúnio a bater-lhes à porta, mas com desfechos diferentes: o amigo de uma vida e presidente do clube – Orlando Garcia, que recuperado, já treina e ao grande amigo também de uma vida profissional, social e pessoal, presidente do Conselho Fiscal do Juviana – José Taveira Reis, que nos pregou a partida de nos deixar mais cedo.
Na pessoa deles homenageamos todos os dirigentes que de forma abnegada nos dão o seu tempo, saber e experiência para sermos cada vez melhores e transformarmos os outros.

A todos os nossos atletas que nos permitem crescer, a todos os familiares, dirigentes, parceiros e amigos o nosso bem-haja.

(Juviana/Imprensa)