Iúri Leitão (ciclismo); Francisco Trincão (futebol); Bruno Cunha (voleibol) e o circuito de Santa Marta de Portuzelo foram os escolhidos pelo júri para receber os troféus desportivos “o minhoto”. A entrega dos prémios aconteceu na última segunda-feira, no Centro Cultural de Viana do Castelo.

“Viana do Castelo é um concelho que respira desporto”, explicava o vereador Ricardo Rego. Aquele responsável lembrava o papel do vereador Vítor Lemos e da equipa do desporto municipal que “fez com que o desporto fosse um vetor” da estratégia local.

Ricardo Rego sublinhou ainda a candidatura de Viana do Castelo a Capital Europeia do Desporto de 2023 e considerou que o objetivo é “derrubar barreiras que possam existir para a prática desportiva regular”. “Que esta gala se assuma como o regresso à atividade desportiva”, frisava o vereador.

Organizado pela Direnor, o evento pretende “reconhecer o mérito a quem o tem”. José Ferreira acrescentava ainda que o objetivo é ser “uma alavanca” para a prática desportiva. “Este é um evento de aplausos que nos permite continuar a afirmar a região”.

Iúri Leitão falava de “uma época que correu bem” e assegurava que “ainda temos objetivos importantes”, porque ainda não tinha terminado as competições. O ciclista mostrava-se “feliz pela homenagem” e prometia que “vou tentar manter os meus resultados para que a minha cidade se orgulhe”.

Francisco Trincão, a jogar no Wolverhampton, não consegui estar presente. Um dos primeiros treinadores, João Branco, agradeceu a distinção e explicou que “lhe dá responsabilidade para continuar a representar o clube e a seleção”.

Bruno Cunha também não subiu ao palco para receber o troféu, sendo representado pelo pai, que tinha também outro filho nomeado. Mário Cunha garantia que “tudo farão[os filhos] para prestigiar o desporto do Minho e do nosso concelho”.

O melhor evento desportivo foi o circuito de Santa Marta de Portuzelo, em ciclismo. António Antunes, da organização, recebeu “o minhoto” e falava do lamento de terem cancelado a prova, no ano passado, devido à Covid-19. Aquele é “um dos mais antigos circuitos do país” e agradecia o reconhecimento.

A 24.ª edição dos Troféus “O Minhoto”, um evento que premeia os desportistas e eventos desportivos da região de Braga e Viana do Castelo, decorreu, pela segunda vez, na capital do Alto Minho.

Cinco campeões europeus vianenses receberam diplomas: Marta Paço (surf); Vânia Franco (bilhar); André Pinto (remo); Iúri Leitão (ciclismo) e Sérgio Maciel (canoagem).