São 90 pilotos que vão correr este fim de semana, 28 e 29 de junho, na oitava edição do Rali de Viana, que passará pelas freguesias de Amonde, Outeiro, Montaria e São Salvador da Torre. A organização cabe ao Clube Automóvel de Santo Tirso (CAST) e conta com o apoio do Município vianense.

“Esperamos ter muita gente não só na cidade, mas também nas classificativas”, dizia o vereador do Desporto, na conferência de imprensa realizada na tarde de ontem. Vítor Lemos explicava que a prova automóvel tem “vindo a crescer e nota-se que os pilotos gostam”. Para aquele responsável o objetivo é que “este seja um evento para ser desfrutado”, contudo reconhece os transtornos que causa, nomeadamente com cortes de estradas.

O diretor da prova manifestava a preocupação com a segurança. “Trabalhamos todos os anos para melhorar a segurança”, explicava Carlos Guimarães. Sublinhando as alterações. “A prova da Montaria será realizada no sentido contrário”.

A edição deste fim de semana acontece entre sexta-feira e sábado, sendo que a super especial junto ao navio-museu Gil Eanes acontece às 21h de sexta-feira. No sábado, a prova inicia a partir das 10h23, com dupla passagem pelas já conhecidas classificativas de “S. Salvador da Torre / Amonde” e Montaria, esta última a realizar-se em sentido inverso.

O centro operacional da prova mantém-se, como vem sendo hábito, no Centro Cultural de Viana do Castelo, e o parque de assistência e reagrupamento será no Parque da Cidade.

Devido à preparação do Rali de Viana e a obras de requalificação, o parque de estacionamento do Gil Eannes está encerrado até 13 de julho.

Na cidade, devido à super especial noturna, o trânsito será proibido entre as 8h do dia 28 de junho até às 19h do dia 29 de junho no arruamento sul da Praça Marques Júnior. O arruamento sul entre o navio Gil Eannes e o Clube de Vela estarão também impedidos ao trânsito dia 28 de junho, entre as 20h e as 24h e no dia 29 de junho, entre as 15h30 e as 18h30.

 

Condicionamentos de trânsito

O trânsito estará condicionado no arruamento entre o navio Gil Eannes e o Clube de Vela no dia 28 de junho, das 19h às 20h, e dia 29 de junho, das 14h30 às 15h30.

Junto ao parque de assistência, o trânsito estará proibido na Rua Adriano Magalhães desde a meia-noite de 28 de junho até às 21h do dia 29 de junho. Na Rua Francisco Louro, o trânsito estará impedido desde a meia-noite de 28 de junho até às 21h de 29 de junho. Para o reagrupamento, no dia 29 de junho, entre as 12h e as 14h30, o trânsito será proibido na Rua Júlio Evangelista.