SCV contribui para um planeta mais sustentável

O Surf Clube de Viana (SCV) organizou duas iniciativas ligadas à sustentabilidade ambiental: a “Limpeza da praia do Cabedelo”, em Viana do Castelo, no dia 08 de fevereiro, e a “Plantação de árvores de espécies nativas”, na Serra de Alvão, em Vila Pouca de Aguiar, a 17 de janeiro passado.

A limpeza de praia, com o lema “Small acts add up! Let’s get Stoked”, foi organizada por Viktor Drewes e por Chiara Russotto, voluntários europeus no SCV, ao abrigo do projeto Europe Surfing Solidarity, do European Solidarity Corps.

As suas preocupações ambientais, aliadas à constatação da grande quantidade de plásticos e de outro lixo resultantes da ação humana, na praia do Cabedelo, e do seu hábito de recolha desses resíduos motivaram o clube a criar e gerir esta iniciativa.

Conseguiram “chamar para esta causa” 20 pessoas “muito ativas”. Esta limpeza, apesar de ter a duração de apenas uma hora, traduziu-se na recolha de vários sacos de lixo, sendo que o plástico foi o que teve maior expressão.

“Atingimos os nossos objetivos, que passavam por recolher o lixo e, sobretudo, por consciencializar e envolver mais pessoas, principalmente, exteriores ao clube”, explica Chiara Russotto.

Desta forma, o SCV promoveu, uma vez mais, o envolvimento da comunidade local.
Já estão agendadas mais duas datas para repetir esta atividade: 07 de março e 12 de abril. Isto porque, como explica Viktor Drewes, “a intenção é consciencializar através de pequenos atos. É criar uma rede, por isso, esperamos ter cada vez mais pessoas, especialmente crianças, envolvidas nestas ações”.

(SCV/Imprensa)

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.