Surf Clube de Viana está na crista da onda online

O Surf Clube de Viana (SCV) tem conseguido encarar as limitações que a Covid-19 despoletou como uma oportunidade para continuar a inovar com êxito.

Num curto espaço de tempo, implementou um plano de contingência muito focado no rendimento desportivo dos atletas. Neste âmbito, criou o SurfingViana e-COACHING, permitindo à equipa técnica do clube continuar, à distância, o processo de treino dos atletas nas suas várias modalidades de surfing. Este projeto inclui treinos coletivos e individuais de preparação física específica, treinos técnicos com recurso a vídeo-análise de imagens anteriores e a abordagem de conteúdos teóricos e táticos. Também implementou um acompanhamento psicológico, com a designação Development of Psychological Expertise (in Surfing), sobretudo com o intuito dos seus atletas manterem e evoluírem a sua performance desportiva.

Ainda com recurso às plataformas de videoconferência, tem apostado na criação de espaços para manutenção e desenvolvimento da componente associativa entre sócios, atletas, treinadores, voluntários e dirigentes.

A sua estratégia comunicacional foi adaptada visando ajudar a ultrapassar, de forma resiliente, os atuais novos desafios e fomentar a expansão da cultura do surf. Tem-se focado na criação e disseminação, através das suas redes sociais, de conteúdos de valor, destinados não só à sua própria comunidade, mas também à comunidade em geral, seja local, nacional e até internacional. Aqui destacam-se treinos físicos; treinos mentais; conselhos para o dia a dia; a rúbrica #SurfingVianaCutback, que, bissemanalmente, traz a público os principais momentos dos 31 anos do clube no panorama nacional e internacional; e entrevistas em direto a individualidades do mundo do surfing.

Os diretos no Instagram do SCV iniciaram-se no dia 06 de abril. Têm vindo a acontecer às segundas-feiras, pelas 21h. O de estreia teve como convidada a Chloé Calmon, top do World Longboard Tour (WSL), medalha de ouro nos Jogos PanAmericanos Lima 2019, bicampeã do Vans Duct Tape Invitational, campeã sul-americana da WSL 2019, e que visitou o CAR Surf Viana em 2017, teve aproximadamente dois mil e duzentos participantes.

À Chloé Calmon, seguiram-se Mafalda Lopes, campeã europeia júnior @WSL 2019 e bicampeã nacional sub-18 2018 e 2019, em Viana do Castelo; João Braga de Macedo, big wave rider português e top do Big Wave World Tour; o australiano Richy Bennett, um dos psicólogos de surf mais famosos do mundo, mentor e palestrante; o conhecido surf coach e mentor brasileiro Paulo Kid; o Pro Surfer espanhol de referência Gony Zubizarreta, e que já disputou várias edições do Luso Galaico; Cisco Araña, lenda do surf, representante oficial de Santos na World Surf Cities Network, tem tido um papel determinante no desenvolvimento do surf adaptado no Brasil e no mundo e que já esteve no CAR Surf de Viana a apoiar o projeto de para surfing; Miguel Blanco, bicampeão nacional de surf (Liga MEO) 2018 e 2019 e capa da Surfer Magazine; a superatleta do clube Ângela Fernandes, Top nacional, europeia e mundial de SUP e ex-campeã nacional de remo e ciclismo. E Rodrigo Sousa, o famoso treinador português de surf.

O SCV felicita todos os que deram o exemplo na abstenção da prática durante o período de Estado de Emergência e que, apesar de integrarem a exceção, concretamente os atletas de alto rendimento, optaram por não surfar, numa admirável atitude de respeito e solidariedade nacional. Entre eles, as atletas Marta Paço e Ângela Fernandes.

O presidente do SCV, João Zamith, aproveita para dirigir uma palavra de estima à direção, equipa técnica e voluntários do Corpo Europeu de Solidariedade que “com as vidas suspensas, foram, como sempre, incansáveis. Mais uma vez, estivemos à altura e, arrisco até dizer que, superámos o desafio. É este o ADN do nosso clube”.
(SCV/Imprensa)

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.