Surfing Viana European Volunter

O Surf Clube de Viana (SCV) foi o promotor do projeto “Surfing Viana European Volunteer” no âmbito do Serviço de Voluntariado Europeu, inserido no programa Erasmus + em que, pelo período de sete meses, acolheu dois jovens cidadãos europeus.

Este projeto chegou ao fim do seu período de atividade e destinou-se a proporcionar aos jovens participantes a consciencialização da importância do voluntariado jovem, da prática desportiva e da sensibilização ambiental com a aquisição de competências pessoais e profissionais  através de experiências informais e não formais de aprendizagem que eles consideram “incrível”, “inesquecível” e “enriquecedor”.

É o segundo projeto de Serviço de Voluntariado Europeu promovido pelo SCV, desta vez com a parceria estabelecida com as organizações Associazione Inco-Molfeta de Itália e Kulturlife gGmbH, da Alemanha, em que um jovem italiano – Marco Ficini – até ao final do passado mês de Janeiro e uma jovem alemã – Constanze Gessendorfer – até meados do passado mês de março, acompanharam e colaboraram com o SCV nas suas diversas áreas de actuação.

Durante sete meses, aprenderam a língua portuguesa, ministraram pequenas sessões informais da sua língua materna aos colaboradores do SCV, conheceram jovens de todas as nacionalidades, jovens com menos oportunidades, colaboraram na organização de eventos desportivos, acções de formação, aulas de surf a atletas e jovens de todas as escolas do concelho, organização e logística do CAR Surf (sede do SCV), desporto inclusivo e participaram em acções de voluntariado social (Banco Alimentar).

A fim de viabilizar e intensificar o intercâmbio e a convivência entre jovens voluntários europeus e jovens locais, no contexto da prossecução das premissas dos programas Erasmus +, o SCV, além de outras, estabeleceu uma parceria com uma associação de jovens do distrito de Viana do Castelo (AJD) que também desenvolve trabalho na área do voluntariado há alguns anos, o que permitiu aos participantes animar as tardes dos jovens provenientes da escola primária da freguesia de Deão.

Voluntária alemã Constanze
“Trabalhar como voluntária no Surf Clube de Viana foi uma experiência incrível. Pude aprender coisas sobre mim que desconhecia. Permitiu que ampliasse a minha perspectiva sobre a vida e as pessoas em geral e me tornasse uma pessoa muito mais forte.”

Voluntário italiano Marco Ficini
“Passei os últimos sete meses da minha vida a viver numa pequena cidade com vista para o oceano, perto do Porto na parte norte de Portugal, chamada Viana do Castelo e foi uma das melhores experiências que já tive (…) Eu acho que o Surf Clube de Viana é como uma grande família e todos os membros dessa família são pessoas maravilhosas. ”
V. C.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.