Torneio de Judo junta atletas dos quatro aos 13 anos

A tarde de 16 de novembro foi reservada para a última prova do Torneio de Judo “Rota da Costa Verde“. No total, participaram atletas dos 18 clubes da Associação de Judo de Viana do Castelo.

Os atletas, dos quatro aos 13 anos, defrontaram-se no tatami colocado no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Oriundos do Judo Valença, do Judo Caminha, do Sport Clube Vianense, do Centro Paroquial de Alvarães, da SIRD, do Centro Cultural e Desportivo Ancorense, da Associação Taiki-Dudo de Barroselas, do Centro Cultural e Social da Medadela e ainda do Núcleo de Judo de Perre, os atletas apresentaram algumas das técnicas apreendidas para uma assistência de familiares e amigos.

Com 30 anos implementada no distrito, a Associação já recebeu um “Troféu Minhoto“. Na opinião do presidente, a distinção é “sinal de sermos uma referência. É um reconhecimento do trabalho que fazemos em prol da modalidade”. José Oliveira fala de 800 atletas distritais a praticar a modalidade, em todas as faixas etárias.

No futuro pretende “melhorar a prestação dos atletas nas competições”, apostar, cada vez mais, na formação dos treinadores e ter um local próprio com um tatami fixo. “O nosso objetivo é conseguir um espaço próprio. Neste momento, treinamos no Pavilhão Municipal de Monserrate, onde treinam outras modalidades. Precisávamos de ter, no concelho, um espaço próprio”.

No mesmo dia, a partir das 21h, decorreu a Gala de Artes Marciais, onde foram exibidas diversas técnicas.

José Oliveira recomenda a prática do judo a partir dos quatro anos e fala dos benefícios. “A prática da modalidade ajuda no comportamento, existe um código moral no Judo, que poderá ser aplicado nas diferentes áreas da vida social. Há um respeito e um saber estar fundamentais”.

No próximo ano vão organizar o Torneio Internacional de Viana do Castelo e o Open Internacional, em Valença.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.