Realizou-se no passado dia 5 de maio, no Centro Cultural de Viana, o V Festival de Dança de Viana do Castelo.

Várias coletividadesdo concelho desfilaram no palco, mostrando o trabalho desenvolvido, ao longo do ano. os grupos de Danças do Sport Clube Vianense, do Centro Social Cultural da  Meadela e a Associação de Dança de Viana do Castelo exibiram variados géneros de danças, do clássico ao latino, começando pelo tango argentino, salsa, chá-chá-chá, samba, pasodoble, jive, rumba, valsa vienense, valsa inglesa, tango, slowfox e quickstep, demonstrando uma qualidade assinalável.

Salientamos a diversidade dos escalões etários que estas coletividades apresentaram nos seus esquemas, dos seis anos aos 70 anos de idade, demonstrando, por um lado, que o investimento nos escalões de base e de formação é importante para o desenvolvimento das dança de salão/dança desportiva, mas evidenciando, por outro lado, que dança não tem idade.

Uma palavra de apreço pelo profissionalismo e qualidade técnica, não desvirtuando os temas das coreografias apresentadas, da responsabilidade dos professores Carla Carvalho, Vanda Pêgo, José Oliveira, Paula Guedes, Rita Almeida e Sérgio Costa, bem como ao desenho exclusivo da indumentária dos dançarinos(as) do S.C.Vianense, da autoria de Vanda Pêgo.

Os pares de dançarinos Rita Almeida e Sérgio Costa, Lara Batista e Filipe Gomes, tal como muitos outros deslumbraram no palco do Centro Cultural, salientando o facto de apenas duas pessoas conseguirem encher o imenso palco, com um gradiosíssimo efeito de movimentos, demonstrando desta forma a vertente desportiva das danças de salão, em que não são descuradas as bases fundamentais, verdadeiras e regulamentadas destas danças. As danças de salão e a dança desportiva.

Agradecemos à Câmara Municipal de Viana do Castelo, bem como aos responsáveis do som e luz pelo contributo que têm dado no desenvolvimento das danças em geral, e no nosso caso em particular às danças de salão/dança desportiva, à equipa de trabalho do Município de Viana do Castelo e todo o seu staff, que muito contribuem para o êxito deste evento de referência.

Preparem-se também para no próximo dia 16 de julho (sábado, às 14h00) assistirem a mais um grande evento de danças, no Pavilhão Municipal de Monserrate. O “Circuito do Norte de Dança Desportiva 2018” inclui uma das etapas do “Campeonato Nacional All Girls”.

     (SCV/Imprensa)