Viana do Castelo acolhe L’ Etape Portugal

Viana do Castelo recebe de 01 a 02 de outubro a “magia” da prova de ciclismo da Volta à França (Tour de France). A primeira prova nacional de L’ Etape terá três distâncias, que partirão do Centro Cultural e cuja meta será em Santa Luzia.

“Queremos proporcionar a melhor das experiências a quem está connosco”, referia, na apresentação do evento, António Queirós, da Podium Events. Aquele responsável dizia que a prova é aberta a todos os “amantes do ciclismo” e pedia a inscrição de todos. Lembrando que Viana do Castelo é a primeira cidade portuguesa a acolher a prova, que já se realiza em mais de 20 países. 

A iniciativa, que acontecerá em dois dias, “pretende ser a celebração da bicicleta”. António Queirós ambiciona que seja “mais um pontapé de saída para o evento cidade europeia do desporto”, que acontecerá em 2023.

Até ao momento da apresentação, que aconteceu no dia 22 de junho, estavam inscritas 300 pessoas, mas a organização espera ultrapassar o milhar. 

Sem querer adiantar pormenores dos percursos, que terão 50km, 100km e 140km, António Queirós dizia que “será um percurso caracterizado pela montanha”. “Viana é um destino de excelência para andar de bicicleta e organizar eventos de ciclismo, como já é feito com a Volta a Portugal, mas também acolher eventos de massas, como é a etapa do Tour”, considerava o representante da Podium Events.

O responsável internacional da L’ Etape de Tour de France na Europa visitou o concelho/distrito durante três dias. “Portugal tem uma forte ligação com o Tour de France. O primeiro atleta a participar foi António Alves Barbosa, em 1956 e ganhou uma etapa. Joaquim Agostinho também foi duas vezes ao pódio. 33 ciclistas já participaram na Volta à França, com 14 vencedores de etapas em todas as edições”, informava Kévin Quinion.

Para aquele, “o percurso é fantástico, em termos de paisagem e de dificuldade. A chegada a Santa Luzia vai ser mítica. Será uma apoteose no final da prova”, considerava. Acrescentando que “sentimos muito apoio e motivação à volta deste projeto”.

O autarca vianense enaltecia a “promoção do território” que a prova vai permitir. “É um evento que vai promover o desporto ao ar livre, o território, associando-nos a uma marca internacional e que vai promover o nosso concelho e o nosso distrito. Estamos a assumir um papel de liderança e de projeção do nosso distrito. Acreditamos que afirmando Viana do Castelo estamos a afirmar o distrito e a dar um contributo para a coesão do nosso Alto Minho”. Luís Nobre esperava que o evento “deixe raízes da prática de ciclismo em Viana do Castelo”.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.