Hoje, dia 25 de janeiro, Viana do Castelo organiza a III Gala do Desporto e vai distingui 155 atletas ou clubes vianense, que se sagraram campeões nacionais, europeus ou mundiais durante 2018.

A cerimónia, que se inicia às 20h, no restaurante Camelo, em Santa Marta de Portuzelo, contará com a presença do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

O evento pretende, segundo nota da autarquia, galardoar os diversos agentes desportivos que, ao longo do ano desportivo, tiveram um papel preponderante no desporto no concelho.

Este ano, e pela primeira vez, serão incluídos na listagem de campeões, atletas do desporto escolar concelhio.

Na cerimónia será distinguido um campeão do mundo, cinco campeões europeus, 101 campeões nacionais, 12 campeões universitários, 36 campeões do desporto escolar e 17 clubes vianenses.

Este ano a autarquia vianense decidiu também premiar um atleta com o “prémio homenagem” e uma instituição com o “prémio especial da Câmara Municipal”.

No concelho existem 4000 atletas federados, 3000 não federados. São praticadas 32 modalidades em 70 coletividades que representam um total de 500 dirigentes e três centenas de treinadores.