Está a decorrer até ao dia 14 de julho, uma experiência em windsurf no Viana Beach Center, na Praia do Cabedelo. A organização cabe Vianalocals, em parceria com Câmara Municipal de Viana do Castelo, no âmbito do projecto BlueWays, liderado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho).

No “Viana Windsurf Experience” é possível que todos os participantes realizem batismos de Windsurf, assistir a demonstrações de atletas consagrados e serão apresentadas inovações técnicas, bem como, a possibilidade de testar os equipamentos de 2019 de Windsurf.

O projeto Blueways tem como objetivo geral o desenvolvimento e promoção sustentável de uma rede de percursos azuis inseridos em espaços de conservação da natureza presentes no Alto Minho, visando dar sequência a uma aposta clara e objetiva dos atores públicos, privados e associativos do Alto Minho, no sentido de desenvolver um conjunto de ações de valorização e promoção das atividades de turismo náutico sustentável, associando ou complementando, de forma sustentável, integrada e coerente, atividades de rio, com atividades de mar e natureza.