XVI BTT XCO de Vila Franca foi um sucesso

É assim que todos, da organização aos responsáveis pelos clubes participantes, passando pelos atletas, se referem a esta grande iniciativa a cargo do grupo “AMIGOS DO DESPORTO” da Associação Cultural e Recreativa de Vila Franca.

Interrompida alguns anos, esta prova foi reativada, em força, no ano de 2015. De então para cá foi sempre a subir e, queiram os responsáveis, outros horizontes a esperam.

Os dias 07 e 08 de março de 2020 ficarão marcados como dias grandes do BTT e marcantes para o desporto de duas rodas em Vila Franca e na região do Alto Minho.

Conseguiram-se reunir nesta simples, mas grande e briosa freguesia de Vila Franca, cerca de 430 atletas, oriundos de 11 países, numa prova organizada pela Associação Cultural e Recreativa de Vila Franca, em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, Associação de Ciclismo do Minho, Câmara Municipal de Viana do Castelo e Junta de Freguesia de Vila Franca.

Desde o mais simples praticante, até nomes sonantes do BTT XCO internacional, campeões do mundo ou medalhados olímpicos, passando por campeões regionais, nacionais e europeus, Vila Franca foi palco de uma grandiosa corrida de BTT onde, os mais credenciados, não deixaram os seus créditos cair em mão alheias, fazendo jus à fama que os acompanha.

O facto de estarmos muito próximos da final dos apuramentos para os jogos olímpicos “Tóquio 2020”, fez com que se deslocassem a Vila Franca corredores de craveira internacional, para participarem numa corrida de alto nível que, além de contar para a Taça de Portugal da modalidade, também era pontuável para o apuramento daquele que é considerado o maior evento desportivo do mundo, os Jogos Olímpicos.

O favoritismo atribuído aos atletas estrangeiros acabou por se justificar, numa competição em que o sensacional percurso natural ficou endurecido pela chuva que fez questão de marcar presença no dia da prova. Foram 13 as categorias que envolveram os cerca de 430 atletas, de ambos os sexos, dos “cadetes” aos “master”, passando pelos “juniores”, e sem esquecer a de maior relevância nesta prova: a “elite”, masculina e feminina.

Nos mais jovens, os cadetes, a prova masculina foi ganha por Daniel Lima, em representação da equipa BTT Loulé Elevis, enquanto que a feminina foi ganha por Mariana Libano, representante da equipa Maiatos.

As provas de juniores tiveram como vencedores João Cruz da AXPO/First Bike Team/Vila do Conde e Ana Santos da PATROCYCLES/Eyres By Shamir.

A categoria “Master 30” masculina foi ganha por André Filipe da CPR A-do-Barros/AKI Plast/PVS e a feminina por Nádia Mendes do Club BTT Águeda/Fundiven, enquanto que a “Master 40” teve como vencedores Marco Macedo da Saertex Portugal/Edaetech, nos masculinos e Raquel Marques da EXPO/ First Bike/ Vila do Conde, nos femininos.

As categorias “Master 50” e “Master 60” que contaram, apenas, com atletas masculinos, as vitórias couberam, respetivamente, a António Passos da Rompe Trilhos/ Ajpcar e a Luís Tomé da Corpo Ativo/ Penacova. A Prova de “Paraciclismo” contou apenas com o participante Paulo Teixeira da Rodabike/ACRG/ Gondomar.

Jofre Cullell da BH Templo Cafés UCC, foi o vencedor na categoria “Elite”, masculino, batendo, ao sprint, Sérgio Montecón da Kross Racing Team. O pódio ficou completo com Ismael Esteban da Aldro Racing Team, que gastou mais 1’ e 4’’ que o vencedor. Mário Costa da EXPO/ First Bike/ Team/ Vila do Conde, em 6º lugar, foi o português melhor classificado.
Na categoria “Elite” feminina, após uma luta muito renhida, a vitória sorriu à suiça Alessandra Keller da Thömus Rn Swiss Team relegando para segundo lugar, mesmo sobre o risco da meta, a vice campeã olímpica, a polaca Maja Wlozczowoska da Kross Racing Team. A 3ª classificada foi Rocio Garcia da BH Templo Cafés UCC, a 2’ e 20’’ das duas primeiras. Em 4º lugar ficou a portuguesa Raquel Queirós, da Guilhabreu BTT, aquela que é uma das grandes, senão a maior, esperança do BTT português para os Jogos Olímpicos.

O XVI BTT XCO de Vila Franca foi acompanhada pelo inconfundível speaker Ângelo Pedrosa – Pedrosa A Voz – que com o seu profissionalismo e competência, elevou a já alta qualidade desta grande prova de BTT.

Paulo Carvalhido

[email protected]

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.