Em Viana do Castelo já foram infetadas 579 pessoas e registaram-se 50 óbitos pelo novo coronavírus. 249 pessoas já recuperaram da Covid-19. Estes números foram ontem dados a conhecer na reunião distrital da Comissão de Proteção Civil.

A reunião presencial e por videoconferência serviu para preparar o Plano Operacional Distrital no âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais/2020. O presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) dizia que a taxa de mortalidade da doença no Alto Minho situa-se nos 15%, sendo que a Covid-19 atingiu sobretudo pessoas de idade.

Presente na reunião, a diretora do núcleo local da Segurança Social explicou que “até 03 de maio [foram testados] todos os trabalhadores dos lares de idosos estando a decorrer, até ao próximo sábado, o rastreio preventivo a todos os trabalhadores das creches que abrem até ao próximo dia 18 de maio”.

Viana do Castelo, Monção, Melgaço e Arcos de Valdevez são os concelhos com mais casos positivos e com mais números de óbitos registados.

“A falta de espaço é uma emergência nesta altura e que está a dificultar as tarefas da atividade diária porque é necessário garantir o distanciamento entre os funcionários dos diferentes serviços”, referiu o presidente do Conselho de Administração, Franklim Ramos.