Serão mais de seis centenas de mulheres que amanhã vão participar no Desfile da Mordomia. Este número é o maior de sempre e foi divulgado pela VianaFestas, a associação promotora da Romaria da Nossa Senhora d´Agonia.

Este ano e pela primeira vez, as inscrições foram feitas também online. “Pela primeira vez, as inscrições para o Desfile da Mordomia foram feitas através de uma plataforma online, o que permitiu perceber que a idade que garantiu o maior número de inscrições foram os 16 anos, demonstrando o facto de a rainha das romarias ser, cada vez mais, uma festividade que atrai a juventude”, revela fonte da VianaFestas.

O intervalo de idades com maior número de inscrições foi entre os 20 e 29 anos, sendo que as mais de seis centenas de mulheres vêm de Portugal, de França, Luxemburgo, Reino Unido e Brasil.

De território nacional participam mulheres de nove distritos. Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Lisboa, Porto, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu terão mulheres a participar naquele quadro. Este ano, o Desfile da Mordomia acontece na tarde de sexta-feira, dia 17 de agosto, pelas 16h00.

O Traje à Vianesa da Ribeira Lima Vermelho é o mais popular entre as mulheres inscritas, contando com 120 registos, logo seguido do Traje de Mordoma Preto com Colete, com 110 inscrições. O Traje de Morgada será envergado por 56 mulheres, seguido do Traje de Mordoma Preto com Casaca e Traje à Vianesa de Areosa Vermelho, ambos com 50 inscrições.

O Traje à Vianesa de Geraz do Lima foi o eleito de 41 mulheres, o Traje à Vianesa da Ribeira Lima Azul (de Dó) conta com 37 inscrições e o Traje à Vianesa de Carreço Vermelho será usado por 36 participantes. Já o Traje de Festa da Ribeira foi o eleito de 33 mulheres, o Traje de Mordoma Azul com Colete conta com 31 inscrições, o Traje à Vianesa de Freixieiro de Soutelo Vermelho conta com 30 registos e os Restantes Trajes serão 42.

O Desfile da Mordomia é o “cumprimento” da organização da Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia às entidades oficiais e à população, acontecendo sempre na sexta-feira da festa. As mordomas desfilam pelas principais ruas da cidade, mostrando com “chieira” os mais belos trajes das freguesias de Viana do Castelo. Neste dia, as mordomas usam também variadas peças de ouro, algumas seculares, para admiração e aplausos de todos aqueles que assistem ao desfile. Desde 2013 que as mulheres da Ribeira de Viana do Castelo, com os seus trajes de varina, participam também no Desfile da Mordomia, com a mesma postura e orgulho.

A Romaria d’Agonia 2018 acontece de 17 a 20 de agosto e promete trazer, nos quatro dias da festa, cerca de um milhão de pessoas a Viana do Castelo.