“A pessoa é muito mais que a demência”

No âmbito da campanha “Amigos na saúde e na demência” vai decorre no próximo domingo, dia 27, pelas 18h30, no Estação Viana Shopping, ao lado do Cineplace, uma sessão de informação.

Um ano depois do lançamento do projeto “Amigos na Demência”, a Sonae Sierra juntou-se à associação Alzheimer Portugal para aumentar a compreensão sobre as demências e convidar os cidadãos a comprometerem-se com a melhoria do dia a dia destas pessoas.

Tatiana Nunes, coordenadora do departamento de Relações Públicas da Alzheimer Portugal, foi, nesse sentido, questionada pelo A AURORA DO LIMA.

Como surgiu este projeto, apoios registados e como se tem desenvolvido?
A campanha “Amigos na Saúde e na Demência” surgiu a propósito do mês de consciencialização para as necessidades das pessoas com demência – a 21 de setembro assinalou-se o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer -, com o objetivo final de mudar a forma como o país pensa, age e fala sobre as demências. Esta é uma campanha solidária de âmbito nacional que surge da parceria entre os centros geridos pela Sonae Sierra, como é o caso do Estação Viana Shopping, e a Associação Alzheimer Portugal, que dá força às mensagens que esta campanha pretende transmitir, promovendo a mobilização e a consciencialização dos cidadãos sobre a demência em Portugal.

O arranque desta campanha, em setembro, ficou marcado com o lançamento de vários vídeos onde é possível ouvir testemunhos de amigos de pessoas com esta doença, onde se torna evidente que a amizade é o que prevalece em todos os momentos. Aos “Amigos na Saúde e na Demência” juntaram-se ainda várias caras conhecidas: Margarida Pinto Correia, Sílvia Rizzo, Nuno Markl e Pedro Ribeiro, que deram a sua voz para relembrar que a amizade é muito mais do que a capacidade de recordar bons momentos.

No âmbito da campanha social, nos meses de outubro e novembro, decorrerão ainda diversas Sessões de Informação “Amigos na Demência” nos Centros geridos pela Sonae Sierra, que se estendem por todo o país. A Associação Alzheimer Portugal promove ainda Formações para Embaixadores “Amigos na Demência”, com o objetivo de formar voluntários para se juntarem à campanha e para se tornarem embaixadores, com a duração de cerca de sete horas.

O que pode um cuidador informal, familiar ou outra pessoa próxima fazer para melhorar a vida de uma pessoa com Alzheimer?
Os familiares e/ou cuidadores informais das pessoas com Demência assumem um papel preponderante no acompanhamento da pessoa com a doença. É uma função com uma enorme sobrecarga física e emocional e exige um sentido de responsabilidade rigoroso, mas também uma sensibilidade que permita a proximidade entre a pessoa com Demência e o cuidador/familiar.

O cuidador, mais do que tudo, deverá construir um ambiente confortável e acolhedor, onde a pessoa com demência se sinta estável.

Sejamos familiares, cuidadores e/ou amigos, o nosso papel será sempre o de oferecer amor e compreensão à pessoa com Demência, através de gestos simples, como um simples abraço ou uma palavra amiga. Com a campanha “Amigos na Saúde e na Demência”, essa é a mensagem que pretendemos transmitir: a amizade deve ultrapassar as barreiras da doença, porque ela é muito mais do que a capacidade de recordar bons momentos.
O principal desafio de quem está próximo de uma pessoa com Demência, ainda assim, é compreender cada atitude, e valorizar a pessoa com demência, para que esta se sinta bem.

Onde e como alguém pode recorrer, em Viana do Castelo, no sentido do apoio ao doente com Alzheimer?
Para além da delegação no Norte da Associação Alzheimer Portugal, onde as pessoas podem recorrer e esclarecer as suas dúvidas em relação à Doença de Alzheimer, a Associação tem uma linha de apoio “Informar e Apoiar Mais” (213 610 465) que, tal como o nome indica, visa apoiar os familiares, cuidadores, pessoas próximas, ou os próprias pessoas com Demência. Esta linha está disponível diariamente, das 9h30 à 13h, e das 14h às 17h, e procura dar resposta a pedidos de informação gerais, questões relacionadas com o comportamento das pessoas com Demência, contactos de especialistas, fornecer apoio psicológico em situações de crise, entre outros apoios.

Em que vai incidir e qual o público-alvo da ação que vão desenvolver em Viana do Castelo, no próximo dia 27?
No próximo dia 27 de outubro, o Estação Viana Shopping vai receber uma das sessões informativas que estão a decorrer nos Centros geridos pela Sonae Sierra entre setembro e novembro. Estas sessões podem descrever-se como uma forma interativa e dinâmica de aprender um pouco mais sobre a demência. Com uma duração aproximada de uma hora, estas sessões de informação são dinamizadas por um embaixador voluntário, e contam com diversos debates e atividades. Contudo, estas não são um workshop ou uma formação, mas sim uma sessão onde o tema da Demência é aprofundado, bem como as cinco mensagens-chaves da campanha “Amigos na Saúde e na Demência”: a demência não faz parte do envelhecimento normal: a demência é causada por doenças do cérebro; a demência não se resume à perda de memória; é possível viver melhor com demência; a pessoa é muito mais do que a demência.

A Sessão de informação que acontece no próximo dia 27 de outubro, no Estação Viana Shopping, destina-se a todos os interessados, é de entrada livre e faz parte da campanha “Amigos na Saúde e na Demência”. Contudo, para além desta sessão informativa, Viana do Castelo foi palco de uma sessão de capacitação para embaixadores voluntários, no dia 18 de outubro, tendo esta a duração de sete horas. Esta sessão destinou-se, ao contrário da informativa, a embaixadores voluntários, uma vez que o objetivo principal é formar embaixadores, capacitando os candidatos a desempenharem o seu papel enquanto Embaixadores Amigos na Demência. Esta formação decorreu no Navio Gil Eannes, na Fundação Gil Eannes, e habilita os voluntários a serem dinamizadores das sessões de informação da campanha, de uma forma autónoma.

É possível saber, aproximadamente, quantas pessoas com Alzheimer existem em Portugal e em Viana do Castelo?
Não existe um estudo epidemiológico que nos permita saber quantas pessoas com demência existem em Viana do Castelo, pelo que apenas poderemos ter como referência as estatísticas internacionais que apontam para cerca de 200 mil pessoas com demência em todo o país.

Que continuidade vai ter na região esta iniciativa?
Para além das sessões informativas, que decorrem até final de novembro nos Centros geridos pela Sonae Sierra, existem outras iniciativas que se prolongam para além da campanha “Amigos na Saúde e na Demência”, e que acontecem também em todo o país. É o caso do Café Memória, uma iniciativa também em parceria com a Sonae Sierra. Este é um projeto social que visa promover a interação entre pessoas com experiências semelhantes, e a participação dos presentes em atividades lúdicas e estimulantes.
Em Viana do Castelo, o Café Memória acontece no Estação Viana Shopping (restaurante Cozinha do Tacho), das 9h às 11h, a cada 4º sábado de cada mês.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.