A programação autorizada da Romaria

No dia 29 de julho, o repicar dos sinos e troar dos foguetes, logo após a Eucaristia das 8h, celebrada em louvor e ação de graças a Santa Marta, criaram um ambiente festivo.

Hasteava-se a bandeira, símbolo de uma comunidade em festa, a festa em que a COVID-19 como que a transporta para a representação da cena em que Jesus valoriza a capacidade de escuta de Maria, enquanto Marta está atarefada em bem receber. Sabemos bem que o frenesim próprio da Romaria, com os seus movimentos e ruídos, a todos rouba a concentração para a escuta da Palavra. Na verdade, vivemos tempos que permitem a Deus entrar nas nossas preocupações e fazer-se companheiro que transmite palavras de esperança e que nos lembra o essencial, tal como na passagem de Lc 10, 38-42. À noite, concelebraram a Eucaristia, Pe Christopher Sousa, pároco e presidente da Romaria; Mons. Sérgio Augusto, colaborador na paróquia; Pe Valdemiro Domingues, ex-pároco; Pe José Domingos, Reitor do Seminário e Pe Renato Oliveira, visita frequente de Santa Marta, sempre que regressa de Roma em férias, onde prepara doutoramento em Liturgia e que, como habitualmente, prendeu a assembleia com a sua homilia. Seguiu-se a inauguração da iluminação exterior da igreja, abrilhantada com a exibição de Grupo de Bombos. Muitas pessoas no adro e imediações da igreja, a fazerem reviver o ambiente das cálidas noites de agosto e da alegria do encontro. Essa alegria de quem vê ganhar forma e conteúdo o projecto possível, era visível no semblante dos membros da direção da Comissão de Festas, que se recorda: Presidente, Pe Christopher Sousa; vice-presidente, Júlia Castro; secretário, Alexandre Carvalho; tesoureira, Teresa Lima; comunicação e marketing, Andreia Rodrigues; logística e aprovisionamento, Manuel Parente, Miguel Santos e Diogo Pinheiro.

No domingo, dia 01, às 08h30 foi celebrada missa paroquial em memória dos membros das comissões de festas já falecidos, seguida de romagem ao cemitério onde, além de serem rezadas preces específicas foi colocada uma coroa de flores.

Às 11h, foi celebrada nova missa paroquial. Seguem-se os dias maiores, segundo a tradição, em que à liturgia apenas faltará a procissão em louvor de Santa Marta. Em compensação, tal como no ano anterior, a sua imagem visitará a freguesia no domingo e será saudada com alegria pelos santamartenses, antes de se substituir a Maria, no idílico espaço do Centro Paroquial, para ouvir o amigo e Mestre, acompanhada por muitos paroquianos e forasteiros, em ambiente de escuta. Havia alguns eventos programados, em que tememos que tenha havido uma interpretação literal na fundamentação do seu indeferimento. Mas salvaguardem-se confusões e continue-se a ser exemplo de cumprimento estrito das determinações das autoridades sanitárias.

Da DGS, elaborado com base nas disposições da Resolução do Conselho de Ministros n.º 74-A/2021 de 9 de junho 2021, estão suspensas: “as atividades em espaços abertos, espaços e vias públicas ou espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas: desfiles e festas populares ou manifestações folclóricas ou outras de qualquer natureza”. Assim sendo, e por forma a não abrir precedentes somos de parecer desfavorável à realização de qualquer iniciativa no âmbito de festas e romarias… “.

Em consequência, eis o programa autorizado: Sexta-feira, dia 06: 8h, Alvorada, com salva de morteiros e abertura da igreja para veneração da padroeira Santa Marta; 19h, Missa em louvor a S. Lázaro e pelas intenções dos emigrantes; 20h, “Romaria à mesa” em restaurante da freguesia.

Sábado, dia 07: 8h, Alvorada, com salva de morteiros e abertura da igreja, para veneração da padroeira Santa Marta; 15h, “Romaria a Caminhar”, em colaboração com a 1.ª Companhia de Guias de Santa Marta; 19h, Missa em louvor a Santa Maria Madalena.
Domingo, dia 08: 07h, Alvorada, com salva de morteiros; 07h30, Celebração da 1.ª Eucaristia dominical; 08h30, Visita móbil da imagem de Santa Marta; 11h30, Celebração Eucarística – Pregação em louvor de Santa Marta (celebração no parque de merendas do Centro Paroquial).

Domingo, dia 15, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora: 08h30, Missa paroquial; 11h, Missa Paroquial.

«Ficamos bastante desiludidos pois estávamos convencidos que iríamos conseguir realizar o programado», diz a Júlia, a primeira mulher a assumir o cargo de vice-presidente da Romaria. Não têm que se sentir desiludidos nem frustrados. É o tempo que nos envolve e que vivemos, o dito ‘novo normal’ que queremos ver superado. Entretanto, aproveitem e aproveitemos todos: se Santa Marta vai estar no lugar de Maria, a Júlia e todos aqueles que vêm assumindo as preocupações de Marta são convidados, bem como os santamartenses e forasteiros, a escolherem a melhor parte, na certeza de que não lhes será tirada. Esta será a grande vitória da Romaria.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.