Administração diz que vão “acabar com doentes no corredor”

O número de camas na Urgência do Hospital de Santa Luzia (ULSAM) vai passar de sete para 18, de acordo com o anúncio do presidente da Administração, citado pela Lusa. As obras deverão “começar dentro de dois meses”.

O mesmo adiantou que haverá um investimento de 977 mil euros na Urgência e quase triplicarão as camas nos cuidados intermédios. O investimento foi já autorizado pela tutela e permitirá a “requalificação do serviço de urgência médico cirúrgico do hospital, bem como obras de ampliação da unidade de cuidados intermédios”.

Ainda segundo a mesma fonte, o investimento iniciou-se em janeiro de 2017 e vai ascender a mais de 1, 2 milhões de euros. A primeira obra foi a criação da unidade de decisão clínica, com 25 camas, num espaço onde funcionou a central de colheitas de sangue, entretanto transferida para outro local. Segundo a administração, o desiderato é “acabar com os doentes do corredor”, um cenário que, atualmente, é habitual e que, agora, espera-se seja resolvido.

Segundo números da administração, pela urgência do Hopital de Santa Luzia passam, anualmente, 70 mil doentes. Nele trabalham 289 médicos e 644 enfermeiros. Já, no total, a ULSAM – que ainda integra o Hospital Conde de Bertiandos (Ponte de Lima), 13 centros de saúde, duas unidades de convalescença e uma de saúde pública – emprega mais de 2 500 pessoas.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.