Desde o  dia 23 de Março , através das redes sociais e do site, a AEVC – Associação Empresarial de Viana  do Castelo disponibiliza  listagem, permanentemente atualizada, dos espaços comerciais  e de restauração e similares que estão abertos e que disponibilizam esse serviço, bem como de algumas empresas que complementarmente reorientam o seu serviço  para a entrega ao domicílio.

Hoje , dia 07 de abril,  estão listados  222 estabelecimentos de 19 áreas de atividade (Restaurantes /Supermercados, Mini Mercados e Frutarias/ Padarias, Pastelarias e Cafés/ Talhos/Peixarias e casas de congelados/ Lavandarias/Lojas de animais /Clínicas Veterinárias/Quiosques,tabacarias, Agentes de jogos Santa Casa Misericórdia/ Drogarias / Vendas de Flores e Plantas/ Comércio de Tintas e Similares/ Reparação de Veículos e Vendas de Peças e Acessórios/ Venda e Reparação de Eletrodomésticos e Equipamentos Informáticos/Ópticas / Produtos Naturais e Dietéticos / Comércio artigos para lar/Loja de brinquedos/Limpeza e desinfecção ).

Em nota hoje enviada à nossa Redação, a AEVC lembra esta circunstância e a da se viver um período sem precedents em que se inicia a Semana Santa. “Se todos fizermos o que nos compete , de redobrada  esperança  em breve e gradual  início da retoma da actividade económica”, refere.

A AEVC refere que as “empresas estão em gestão de emergência. Muitas delas encerradas, outras em  funcionamento”, no   cumprimento das  medidas de execução decorrentes do Estado de Emergência.

Nesse sentido, asseguram “as cadeias de produção e distribuição;  alterando a sua organização de trabalho , com significativo recurso ao teletrabalho sempre que a função do/a trabalhador/a o permite;  adequando o seu modo  e horário de funcionamento  É uma enorme  demonstração  da capacidade de adaptação e resiliência destas empresas, mas também  exemplo de  solidariedade e de corresponsabilização.”