O Alto Minho é finalista do Galardão “Sustainability Stories Awards”, no âmbito do programa “Green Destinations”. Apresentada pela CIM e subscrita pelos 10 municípios do Alto Minho, a história do Alto Minho, visou promover o Turismo Náutico, através da criação de produtos e itinerários acessíveis, sustentáveis e inclusivos.
O “Green Destinations” é um programa internacional que distingue e reconhece o esforço dos destinos turísticos em implementar estratégias e medidas de gestão que contribuam para a sustentabilidade dos seus territórios num conjunto diversificado de áreas, desde a: gestão do destino; natureza e paisagem; ambiente e clima; cultura e tradição; bem-estar social; negócios e hospitalidade), e uma auditoria independente no local.
Nomeada na categoria Tourism Reset & Recovery (Reinicialização e recuperação de turismo) a história do Alto Minho, denominada “Working together towards recovery: The good practice manual for nautical activities” (trabalhar em parceria para a recuperação do turismo: O manual de boas práticas para atividades náuticas), promoveu a atratividade turística do território. Desta forma foi possível melhorar os recursos ligados ao mar, ao rio e à natureza, o que permitiu criar novas oportunidades para os agentes envolvidos, e consequentemente ajudá-los a ultrapassar as dificuldades face à pandemia de Covid-19.
Além da possibilidade de ser galardoada na categoria Tourism Reset & Recovery, galardão que distingue o empenho e o trabalho dos gestores do destino turístico em construir um território sustentável, pode ainda ser a escolha do público caso seja a história com mais votos do público.