Pedro Costa arrecadou a medalha de bronze nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática, que se realizaram de 13 a 22 de novembro.

Pedro Bezerra Roque da Costa frequenta o 12.º ano na Escola Secundária de Ponte de Lima, e destacou-se na participação das XXXV Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática (OIAM) ao conquistar a medalha de bronze na competição.

Este ano as OIAM foram organizadas pelo Peru e participaram representações de 23 países e territórios, num total de 84 estudantes, tendo a competição decorrido exclusivamente online, devido à pandemia do novo coronavírus Sars-CoV-2.

Os alunos realizaram as provas nas suas casas, através de uma sessão Zoom gerida pela organização peruana das Olimpíadas e foram sempre vigiados pelos respetivos tutores.

A participação de Portugal nas OIAM é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática e a preparação dos alunos é assegurada pelo Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. O Ministério da Educação, a Ciência Viva, o Novo Banco e a Fundação Calouste Gulbenkian apoiam a realização das Olimpíadas.

O Município de Ponte de Lima considera que esta distinção traduz o reconhecimento do trabalho e da qualidade de ensino das escolas do concelho, que apesar das limitações face à pandemia da Covid-19, destacam-se pela criatividade e determinação na implementação de atividades e projetos de excelência em prol dos nossos alunos.