Alunos portugueses e brasileiros vencem prémio PrimeirOlhar

O documentário ADEUS AOS LIVROS, com realização de Diego Quinderé de Carvalho, aluno da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias(PT)/DocNomads, é o grande vencedor do prémio PrimeirOlhar nos XX Encontros de Cinema de Viana que decorreram durante o passado mês de novembro. O filme retrata um alfarrabista em Lisboa, com uma loja superlotada do chão ao teto, que aos 76 anos enfrenta a impossibilidade de organizar sua loja. Sob pressão da especulação imobiliária, ele luta entre a preservação da memória e a acumulação excessiva.

O júri do prémio oficial PrimeirOlhar constituído nesta edição por Luís Lima, Sandra Regina Nunes e Andrea Zapata-Girau, atribuiu também uma menção honrosa ao filme ÁGUA E SAL, de Luísa Mello, aluna da mesma Universidade e curso.

Já o prémio PrimeirOlhar Cineclubes, atribuído numa colaboração entre a Federação Portuguesa de Cineclubes e a Federación de Cineclubes de Galicia, distinguiu o documentário ATORDOADO, EU PERMANEÇO ATENTO, de Henrique Amud e Lucas H. Rossi dos Santos, ambos alunos do bacharelato em Cinema Universidade Estácio de Sá – Rio de Janeiro, Brasil. Também o júri do prémio PrimeirOlhar Cineclubes decidiu entregar uma menção honrosa, destacando o filme DIREITO À MEMÓRIA, do aluno de mestrado Rúben Sevivas, da Universidade da Beira Interior. O documentário aborda o célebre discurso do General Humberto Delgado de encerramento do comício de Chaves. A PIDE destruiu os registos depois da campanha eleitoral, mas uma gravação sobreviveu enterrada num quintal durante vários anos.

Na XX edição dos Encontros, o prémio PrimeirOlhar selecionou 21 filmes para competição. Este prémio destaca anualmente a produção de cinema documental realizada por alunos de escolas de Cinema e Audiovisual, oriundos de Portugal, da Galiza e dos Países de Língua Portuguesa.

Os Encontros de Cinema de Viana foram organizados pela Associação AO NORTE em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo e este ano, por condicionalismo impostos pela pandemia da covid-19, parte da programação aconteceu em formato online.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.