Animação de Natal com investimento de 120 mil euros

A autarquia de Viana do Castelo, através da VianaFestas investe cerca de 120 mil euros na animação e iluminação no período natalício. A iluminação será ligada amanhã, dia 07, a partir das 21h, em 16 ruas e largos e nas entradas da cidade. Este ano, e, conforme foi referido, por questões ambientais, a Araucária, junto à Unidade de Saúde Tiago de Almeida, não será enfeitada. A árvore de Natal nascerá na praça da Liberdade.

Soubemos, por outro lado, que a Confraria de Santa Luzia decidiu não promover a iluminação do respetivo Templo. Esta tem vindo a verificar-se nos últimos cinco anos, mas aquela encontra-se agora demissionária. Entende que não tem legitimidade para tal, até porque implicaria um investimento que se poderia aproximar dos 10 mil euros, apesar da “boa saúde financeira”.

Designada de “Sentidos de Natal”, a programação engloba música, teatro, ateliês, desporto, gastronomia e solidariedade. Maria José Guerreiro, vereadora da Cultura, apresentou a iniciativa à comunicação social. No Centro Interpretativo do Caminho Português da Costa, a vereadora disse que “temos uma meia cheia de prendinhas”, dando ênfase à programação direcionada para “os mais pequeninos”. Para estes, há no domingo, dia 16 de dezembro, o concerto do Avô Cantigas no Centro Cultural de Viana do Castelo, às 16h. E no sábado, dia 22, às 15h, na Porta Mexia Galvão (à Praça da República), a Chegada do Pai Natal.

A iluminação, que este ano tem um investimento de 60 mil euros será ligada no próximo dia 07, sexta-feira a partir das 21h.
“Fazemos estas apostas com o objetivo de trazer gente a Viana e ajudar o nosso comércio local”, manifesta Maria José Guerreiro. Adiantando que “este ano não vamos enfeitar a Araucária, porque é uma árvore classificada e temos tido dificuldade em decorá-la sem que os ramos sofram com isso. E por isso este ano não vamos iluminar a árvore”.

Acrescentando: “Em determinados momentos temos de pensar em termos ambientais. Sabemos que os vianenses têm aquela árvore no coração, mas não podemos fazer nada para a pôr em causa”.

Ruas com iluminação
Av. Combatentes, Rua Manuel Espregueira,  Rua da Picota, Rua da Bandeira, Passeio das Mordomas da Romaria, Rua Gago Coutinho, Rua Aurora do Lima/Rua Sacadura Cabral, Rua Mateus Barbosa, Rua S. Pedro, Rua Grande, Largo João Tomás da Costa/ Largo 5 de Outubro, Rua Martim Velho, Av. Rocha Páris, Rua Nova de Santana, Praça 1º de Maio, Av. Conde da Carreira e entradas da cidade (Rotunda A28 e Rotunda E.N 13 – Areosa).

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.