O cabeça de lista de Viana do castelo do partido Iniciativa Liberal é o barcelense António Lúcio Baptista.

Médico cirurgião Cardio-Torácico, efetuou a sua especialidade no Hospital de S. João no Porto e nos Hospitais da Universidade de Johannesburg, tendo sido docente na Faculdade de Medicina do Porto. É investigador e escritor ligado a projetos de investigação com o IPCA – Instituto Politécnico do Cavado e Ave, e Universidade do Minho na área do Laser Médico, Robótica e Inteligência artificial, sendo membro emérito da direção da European Laser Association. Publicou três livros, sendo os mais recentes o “Lugar da Utopia” e “Inovação para a Mudança”, este último em português e inglês.

António Lúcio Baptista explica que “partindo do princípio de que nem tudo está mal é, no entanto, um dever de cidadania contribuir para tornar Portugal, quem sabe, em um dos melhores países para viver. Mas para tal é necessário mais crescimento económico e mais liberdade para os cidadãos, o que implica mais responsabilidade e empenhamento de cada um de nós”.

Redução da Carga Fiscal, Descentralização e Liberdade de Escolha são os eixos que orientam as propostas que o partido Iniciativa Liberal irá apresentar durante a campanha.

A Iniciativa Liberal concorre pela primeira vez às Eleições Legislativas e cumpre o objectivo de apresentar listas em todos os círculos, mostrando-se como um verdadeiro partido nacional.