A aplicação SAS-Mobile foi identificada como sendo uma boa prática de desenvolvimento social no ensino superior no capítulo 4 “Access4All: Policies and Practices of Social Development in Higher Education” (pág. 65) integrado no livro Strategies for Facilitating Inclusive Campuses in Higher Education: International Perspectives on Equity and Inclusion?”

A primeira versão do projeto surge em 2015 após o desafio lançado pelos Serviços de ação Social à Escola Inclusiva da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo.

Uma equipa constituída por docentes, alunos, elementos do gabinete de comunicação e Imagem e serviços de informática, deram forma à primeira versão implementada para a academia IPVC.

A aplicação Mobile foi, entretanto, sendo aperfeiçoada encontrando-se atualmente na versão 2.3, lançada em julho de 2018.

Através desta aplicação toda a comunidade IPVC pode aceder a diversos serviços disponibilizados pela Ação Social do IPVC, como é, por exemplo o cado dos serviços de alimentação e o Bus Académico.