Apresentado Dispositivo Municipal de Combate a Incêndios Rurais

O secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, considerou o Dispositivo Municipal de Combate a Incêndios Rurais da Câmara Municipal de Viana do Castelo, apresentado na última sexta-feira, um “bom exemplo” a nível nacional.

O Dispositivo regista um reforço de homens e viaturas, tendo sido apresentado numa cerimónia que aconteceu no quartel dos Bombeiros Municipais vianenses, tendo sido apresentada a nova Equipa de Intervenção Permanente (EIP), que conta com
cinco elementos.

Os militares estão, desde a última segunda- feira, a efetuar vigilância na serra de Santa Luzia pelo oitavo ano consecutivo, trabalho que vão desenvolver até final do
mês de outubro.

Os militares estão, assim, a realizar operações de vigilância mantendo permanentemente informadas as entidades responsáveis (CODIS, Bombeiros Municipais de Viana do Castelo) e comunicando, de imediato, qualquer ocorrência digna de registo.

Esta vigilância, iniciada a 09 de julho, pretende ser preventiva de incêndios nos quase 30 quilómetros quadrados de extensão da Serra de Santa Luzia.

A vigilância efetuada à serra de Santa Luzia pelos militares da Escola Prática de Serviços da Póvoa de Varzim resulta de um protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Exército.

Desde 2010, ano em que deflagraram vários incêndios naquela área do concelho, que os militares vigiam Santa Luzia durante o verão. A vigilância resulta de um protocolo que visa apoiar a autarquia, enquanto elemento da Proteção Civil, na vigilância da serra de Santa Luzia, como ação de prevenção contra incêndios e, concomitantemente, na defesa da floresta e na manutenção das condições de vida das populações locais.

O governante elogiou o trabalho feito pelo município do Alto Minho, referindo que “é reconfortante perceber que a nível nacional, de norte a sul do país, houve grande mobilização dos autarcas e dos cidadãos portugueses”. Destacou o envolvimento de todos, referindo que “hoje em dia, sentimos que o país está mais seguro” e com um combate “mais robustecido”, levando o trabalho vianense como “um bom exemplo”.

As duas novas viaturas dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo foram também destaque na apresentação do Dispositivo Municipal, sendo um VFCI – Veículo de Combate a Incêndios Florestais e um VOPE – Veículo de Operações Específicas.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.