Os autarcas de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca reuniram com os responsáveis da Infra-estruturas de Portugal e pediram a melhoria na ligação a Ourense, através da fronteira da Madalena, no Lindoso.

Os autarcas portugueses reiteram a importância estratégica da via para a competitividade destes municípios e da região, pois permitirá colocar as pessoas e as mercadorias a pouco tempo das redes rodoferroviárias principais de ligação a Madrid e ao centro da Europa.

A via também permitirá a ligação com o comboio de Alta Velocidade (AV/TGV) que permite as ligações de alta velocidade entre Madrid-Galiza, que entra em funcionamento este mês de dezembro.

A melhoria das condições de circulação aumenta a segurança rodoviária, potencia o turismo, e impulsiona a economia, devido à ligação direta à Espanha e ao comboio de alta velocidade, em Ourense.

Estas Câmaras Municipais há mais de uma década que têm vindo a reivindicar esta ligação, nomeadamente junto do Governo Português.

As autarquias pretendem que o Governo considere prioritária a execução desta via, de forma a alavancar as relações económicas e transfronteiriças e a atratividade dos municípios e da região.