No dia 25 de junho decorreu a primeira sessão de 2020 da iniciativa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” no lugar de Paradela, freguesia de Soajo.

Esta iniciativa consiste na prevenção e mitigação dos efeitos dos incêndios rurais, por via de campanhas de sensibilização para a prevenção de comportamentos de risco, divulgação de medidas de autoproteção, elaboração do plano de evacuação e realização de um simulacro.

A implementação deste programa resultou da articulação entre a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Serviço Municipal de Proteção Civil, Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, o Comando Distrital de Operações de Socorro de Viana do Castelo, a GNR de Arcos de Valdevez, o SEPNA – GNR, o INEM, os Sapadores Florestais, o ICNF, a Junta de Freguesia de Soajo e a Comissão de Baldios de Soajo.

Após o simulacro foi feita uma visita à obra que decorre no ponto de água de Paradela (AVV.CH.M1.093 – Poça de Rega de Paradela) que visa melhorar as condições de armazenamento de água e assim aumentar a eficiência e a rapidez no combate aos incêndios.