O Município de Arcos de Valdevez celebrou um protocolo com o Fundo Ambiental e o ICNF –  Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, referente ao “Projeto de Melhoria das condições de visitação nos cinco municípios do Parque Nacional da Peneda-Gerês”, que prevê o desenvolvimento turístico do território, e, simultaneamente, a preservação e conservação da natureza.

Deste modo, a realização deste protocolo, com um apoio no montante global de cerca de 100 mil euros, tem como finalidade estimular e dinamizar a visitação nesta área protegida, mas também organizar, controlar, educar, e prestar um bom serviço de atendimento aos visitantes.

A intervenção no concelho de Arcos de Valdevez será na Peneda, freguesia da Gavieira, pretendendo-se melhorar as condições de circulação e segurança dos trilhos da Peneda, assim como criar um ponto de alojamento de montanha.

Assim, um dos quartéis do santuário da Senhora da Peneda será intervencionado, de modo a criar um abrigo de montanha para ser utilizado, quer pelos romeiros da Peneda, quer por turistas e montanhistas, e, consequentemente, diminuir o acampamento ilegal na Serra da Peneda.