O secretário de Estado da Energia, João Galamba, anunciou que a área da rede Natura 2000 da Serra d`Arga é a única zona que está excluída do concurso público para exploração do lítio. Essa informação foi dada ontem, dia 20 de outubro, aos elementos do Movimento SOS Serra d`Arga, numa reunião, que decorreu por videoconferência.

“Questionado inicialmente sobre quando é que a Serra de Arga seria excluída do concurso público, João Galamba respondeu que “apenas está excluída a parcela integrada na rede Natura 2000; a restante área faz parte das zonas consideradas pelo Governo como de alto potencial de lítio””, explica fonte do Movimento SOS Serra d`Arga.

O secretário de Estado também afirmou que será necessário elaborar a Avaliação Ambiental Estratégica (AAE). “Não é correto dizer que se tirou, ou que se vai incluir [a área de Arga no concurso público que o Governo vai lançar para a prospeção de lítio]. Neste momento, o que sabemos é que a área da Serra d’Arga que está integrada na rede Natura está fora [do concurso]. Nem vai a AAE. O resto, a área de Arga, irá a AAE, mas não sei o resultado”, afirmou João Galamba, em declarações à agência Lusa.

Fonte do Movimento garante que “não irá aceitar a destruição da Serra d’Arga e desenvolverá todas as diligências necessárias para o impedir”.