Artista vianense cria painel para escola Frei Bartolomeu dos Mártires

A nova entrada principal da Escola EB 2/3 Frei Bartolomeu dos Mártires recebeu um painel da artista vianense Paula Branco Pereira. O projeto “Trajetórias de um Frei: simbolismos e micronarrativas” implicou a execução de um painel de 5,22 metros quadrados em azulejo português, pintado à mão, em ladrilho cerâmico. No total, o painel que foi colocado na entrada principal do novo edifício do equipamento escolar conta com 232 azulejos.

O painel foi criado a partir do conceito de vida e das trajetórias do Frei, sendo possível estabelecer relações dessas representações simbólicas com a contemporaneidade. A composição visual a cores tem um formato panorâmico, marcada pela existência de uma divisão horizontal através de uma corda, que simboliza a comunicação entre o céu, o mar e a terra. A ligação aos sinais culturais de Portugal também está presente na peça da artista plástica, partindo de ícones típicos de Viana do Castelo, como o coração de filigrana, até mitologias relacionadas com a natureza e o mar.

A figura do Frei, devidamente identificada pela indumentária, domina a parte central da composição, destacando-se os braços abertos e as grandes mãos que seguram e abrem um livro, considerado fonte de saber de conhecimento.

Recorde-se que as obras de requalificação da Escola EB 2/3 Frei Bartolomeu dos Mártires decorrem a bom ritmo. A empreitada, no valor global de 5.3 milhões de euros financiados pelo Norte 2020, foi alvo de um acordo de colaboração entre a autarquia e a tutela para a modernização das instalações da escola, garantindo o financiamento nacional para avançar com a qualificação do equipamento de ensino.

O projeto da Escola EB 2/3 Frei Bartolomeu dos Mártires implicou a criação de um edifício principal e também a requalificação do piso nos campos de jogos, a requalificação dos espaços existentes, dois edifícios que serão mantidos e qualificados e um pavilhão desportivo e edifício técnico. Estão previstas 28 salas de aula, sendo 19 salas normais, um gabinete de educação especial, uma sala de música, uma sala de informática, um laboratório de ciências, um laboratório de física e química, uma sala de EV e duas de EV/ET.

De salientar é também a criação de um novo arruamento para permitir a segurança dos alunos e a criação de salas de aula e salas especiais para alunos com necessidades especiais. Uma biblioteca, um bar, um refeitório e cozinha, arrecadações, instalações sanitárias, secretaria, gabinete médico, entre outras, são também acauteladas no projeto. No exterior está também prevista, para além da nova via que permite a segurança aos alunos, a execução de estacionamento

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.