Árvores da Memória quer classificar os exemplares no concelho

A Câmara de Viana do Castelo lançou o programa Árvores da Memória dirigido aos agrupamentos escolares e ao público em geral, que visa à classificação dos exemplares espalhados pelo concelho, como Arvoredo de Interesse Municipal.

“Esta classificação permitirá a identificação e a caracterização do valor natural e cultural do arvoredo municipal de Viana do Castelo, o seu reconhecimento público, bem como a definição de estratégias de proteção e conservação, incluindo medidas fitossanitárias e de mitigação desse risco, mas também oportunidades de valorização educativa e turística desses elementos”, disse à Lusa o vereador do Ambiente e da Biodiversidade.

Para garantir “a participação dos agrupamentos escolares e do público na identificação de exemplares ou conjuntos arbóreos, a Câmara Municipal criou o um sítio na Internet (www.arvoresdamemoriaviana.pt), disponibilizado esta quarta-feira e a partir do qual, através do telemóvel ou do computador, é possível referenciar”.

“Com o programa Árvores da Memória, alargamos este exercício, que queremos coletivo e participado, aos agrupamentos escolares e ao público em geral”, destacou Ricardo Carvalhido.

Segundo aquele responsável, o objetivo passa por “identificar árvores que se distingam de outras da sua espécie pelo porte, desenho, idade e raridade, ou que tenham interesse paisagístico, ou aquelas cuja vida esteja interligada com acontecimentos da história das pessoas e dos lugares”.

“Depois de termos essa lista elaborada, os serviços da Câmara Municipal irão analisar cuidadosamente cada uma das candidatas e selecionar quais poderão ser consideradas Arvoredo de Interesse Municipal”, especificou.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.