Assembleia aprova Plano de intervenção no Espaço Rústico

A Assembleia Municipal de Viana do Castelo aprovou o Plano de Intervenção no Espaço Rústico para Afife, Carreço e Areosa (PIERACA), para intervenção em 900 hectares de terrenos nas três freguesias desta concelho.

O PIERACA abrange terrenos agrícolas nas três freguesias, tendo a sua elaboração sido iniciada em 2015. O objetivo é devolver aos agricultores daquelas freguesias o potencial que ali está concentrado, para que possa ser mais rentável, quer para as suas famílias, quer para o concelho, quer ainda para a economia nacional.

O plano retomou um processo de emparcelamento das veigas daquelas três freguesias iniciado em 1989, e que está desajustado nos seus objetivos e funções face à atualidade.
Durante a discussão pública do Plano foram recebidos 36 requerimentos via email ou através de formulário online criado para o efeito. Após triagem para eliminação de duplicados, foram identificadas 26 participações subdivididas por assunto em 40 questões. Destas, seis foram parcialmente aceites, dando origem a alteração de três artigos do regulamento (17º, 20º e 24º).

Ao longo do processo do seu desenvolvimento foram promovidas com parceiros, entidades e associações representativas do setor 25 reuniões e cinco fóruns, entre julho de 2015 e a atualidade, resultante num denso trabalho que qualificou o plano que foi aprovado na última Assembleia Municipal.

Foram envolvidas, desde início, uma série de entidades e agentes. Entre estes, destacam-se a Agência Portuguesa do Ambiente, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, a Administração Regional de Saúde do Norte, a Autoridade Nacional de Proteção Civil, a Direção-Geral de Energia e Geologia, a Direção-Regional de Agricultura e Pescas do Norte, a Direção Regional da Cultura do Norte, a Associação de Agricultores do Perímetro de Emparcelamento de Afife, Carreço e Areosa, a Cooperativa Agrícola de Viana do Castelo e muito dos agentes com interesses económicos, turísticos, lúdicos e agrícolas.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.