O autarca vianense, José Maria Costa, apresentou hoje um voto de pesar pelo falecimento do Bispo Emérito de Viana do Castelo, D. José Augusto Pedreira, de 85 anos de idade. O autarca, José Maria Costa, expressa pesar pelo falecimento de uma personalidade de referência, anunciando que a Câmara Municipal vai decretar um dia de luto municipal pelo falecimento do bispo emérito.

D. José Pedreira foi bispo da diocese de Viana do Castelo entre 1997 e 2010. Foi ordenado sacerdote a 12 de julho de 1959 e, em 1982, foi nomeado bispo-auxiliar do Porto, com o título de bispo-titular de Elvas.

A ordenação episcopal decorreu a 19 de março de 1983, tendo como principal consagrante D. Armindo Lopes Coelho, na altura recentemente nomeado bispo de Viana do Castelo, e como consagrantes, D. Eurico Dias Nogueira, arcebispo de Braga e D. Júlio Tavares Rebimbas, arcebispo do Porto.

A 29 de Outubro de 1997 foi nomeado bispo de Viana do Castelo, cargo onde se manteve até ao seu pedido de resignação e consequente nomeação de D. Anacleto Oliveira, entretanto falecido.

Foto: Diário do Minho