Autoagendamento cria “constrangimentos” no processo de vacinação em Viana

O autoagendamento criou ontem e hoje alguns constrangimentos no processo de vacinação em Viana do Castelo. A informação foi avançada pelo vereador da Promoção da Saúde, que dá conta que já ultrapassaram a meta de vacinados por dia, no Centro de Vacinação, instalado no Pavilhão Desportivo da Meadela.

Há “uma sobreposição de marcações com o autoagendamento, que gera uma afluência não prevista ao centro municipal de vacinação”, referia, aos jornalistas, Ricardo Rego. Adiantando que “o nosso planeamento para a tarde de hoje [quinta-feira] era inocular 600 pessoas com a segunda dose da vacina. Na quarta-feira, fomos informados de que teríamos de vacinar mais 230 pessoas de autoagendamento. É difícil gerir o processo. Há dificuldade em fazer convergir as listagens das marcações com as do autoagendamento. O mais importante é agilizar e uniformizar os procedimentos”.

Esta situação, que também se verifica em outras regiões do país já foi reportada à Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte).

Ricardo Rego informou que a autarquia alocou 20 funcionários ao Centro de Vacinação e garantiu que já vacinaram 1200 pessoas por dia. “Todos os processos têm sido acautelados”.

Tendo sido administradas 50 mil vacinas, o vereador sublinhou que “20% da população do concelho já está com a inoculação completa”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.