Foram hoje hasteadas as bandeiras azuis nas quatro praias oceânicas do concelho de Caminha e na praia fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros. Está aberta a época balnear, uma época especial marcada pela Covid 19.

Nas últimas semanas foi desenvolvido um trabalho intenso de limpeza e instalação de infraestruturas diversas, com um forte investimento da Câmara nas condições de higiene e segurança das praias.

As quatro praias oceânicas do concelho – Caminha (Foz do Minho), Forte do Cão (Âncora), Moledo e Vila Praia de Âncora, e a praia fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros voltaram a ser galardoadas este ano com a Bandeira Azul da Europa. É o reconhecimento da qualidade, mas também do esforço continuado, desenvolvido durante todo o ano, que permite alcançar, mais uma vez, o objetivo em todas as praias candidatadas.

Recorde-se que o tema da Bandeira Azul este ano é: “De volta ao mar, com a atitude de mudar” e está presente em todos os momentos de preparação da época balnear, como estará durante estes dois meses. Para que tudo pudesse decorrer em segurança e em respeito pelas regras sanitárias, reforçou-se o investimento, tendo-se procedido a múltiplas intervenções/melhorias nas praias do concelho.

Desde logo há um apoio mais forte aos concessionários de praia, comparticipando-se o custo de um nadador salvador por concessão. Entretanto, foi implementado um dispositivo móvel de vigilância e salvamento marítimo em áreas de praia não concessionadas, entre 01 de julho e 31 de agosto, com dois nadadores salvadores e uma moto 4 equipada de acordo com as exigências do ISN. Este dispositivo é implementado em coordenação com o dispositivo da Marinha, em viatura todo o terreno. A Câmara também assegura um dos dispositivos de nadadores salvadores na Praia da Foz do Minho.

Houve um reforço dos sanitários públicos – com instalação de módulos na praia da foz do Minho, na zona norte da praia de Vila Praia de Âncora, na zona norte da praia de Moledo e na zona sul de Moledo. Foram também colocados três postos de primeiros socorros: em Vila Praia de Âncora, na Foz do Minho e outro na praia das Azenhas, em Vilar de Mouros.

Entre outras medidas, de sublinhar ainda que a Câmara procedeu à colocação de sinalética nos acessos aos areais no âmbito dos procedimentos de prevenção da pandemia Covid 19; reforçou os painéis informativos, com a aquisição e instalação de equipamentos adicionais, estão a ser colocados dispensadores de solução desinfetante de mãos em todas as entradas das praias e continuam os trabalhos de manutenção de passadiços e gradeamentos.

A autarquia garante que houve “o reforço da limpeza e higienização das instalações sanitárias; limpeza dos areais em todas as praias; monitorização da qualidade da água balnear; aquisição de quatro novos equipamentos de bombagem para os sistemas de retenção da rede de drenagem de águas pluviais de Vila Praia de Âncora; aquisição de novos equipamentos de recolha de resíduos e reforço da frequência de recolha nas praias; implementação de três equipas de praia, para desenvolver ações de sensibilização dos veraneantes, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia Covid 19 e o reforço da segurança no controlo do trânsito nos acessos à Praia da Foz do Minho, entre 01 de julho e 31 de agosto”.