Através da aplicação Press Reader, a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo dá acesso, aos utilizadores registados, a mais de sete mil publicações periódicas, jornais e revistas, de todo o mundo.

“Este é um serviço gratuito e permite acesso a publicações, que de outra forma, mesmo a Biblioteca, não poderia disponibilizar, através de um sistema digital como este”, explicava o diretor da Biblioteca. Rui Viana adiantava que os não utilizadores da Biblioteca podem aceder “através do nosso wi-fi, descarregar a App e aceder automaticamente, e fica com acesso durante algum tempo. Se quiser continuar depois tem de vir de novo para renovar o serviço”. Neste momento, a Biblioteca conta com mais de 20 mil utilizadores registados.

O responsável da empresa que disponibiliza a plataforma falava da “mais-valia”, sobretudo nestes tempos de confinamento. “Seria muito difícil uma biblioteca assinar sete mil publicações”, salientava António Torres.

O utente apenas tem de descarregar a aplicação PressReader ou aceder ao website www.pressreader.com, entrar através da opção Bibliotecas e Grupos, selecionando Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, digitando depois as credenciais associadas ao seu cartão de leitor (número e pin).

O autarca vianense falava do papel das bibliotecas na promoção do livro e da leitura. José Maria Costa manifestava que este serviço é “uma forma de democratizar o acesso à informação”.