Bloco questiona pela falta de dragagem no porto de pesca de Viana do Castelo

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre a falta de dragagens no porto pesca de Viana do Castelo.

No dia 18 de novembro, a deputada Maria Manuel Rola e o deputado José Maria Cardoso, do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, reuniram com representantes da Vianapesca, OP – Cooperativa de Produtores de Peixe de Viana do Castelo. Na reunião, os profissionais da pesca daquela organização de produtores identificaram a necessidade da realização de dragagens de manutenção no porto de pesca.

Segundo os representantes da Vianapesca, as condições de navegabilidade nas entradas e saídas do porto de pesca de Viana do Castelo têm vindo a deteriorar-se, colocando em risco a segurança dos marítimos.

Além do mais, o assoreamento do porto de pesca impede aqueles profissionais de sair para o mar em vários dias do ano nos quais as condições climatéricas são propícias para a sua atividade. Esta situação resulta na diminuição dos rendimentos dos pescadores e das suas famílias, e impede a chegada de pescado fresco à lota local com maior frequência.

O Bloco de Esquerda entende que o Governo deve averiguar a necessidade da realização de dragagens de manutenção no porto de pesca de Viana do Castelo e atuar de forma célere para resolver os problemas identificados, salvaguardando sempre os valores ambientais daquela faixa litoral. Os profissionais da pesca têm o direito de poder exercer a sua atividade em segurança e de poder sair para o mar em dias propícios à atividade piscatória.

Os deputados do Bloco de Esquerda querem saber se  o governo averiguou a necessidade de realização de dragagens de manutenção no porto de pesca de Viana do Castelo e quando prevê o Governo realizar as dragagens de manutenção no porto de pesca, caso se confirme a necessidade de desassoreamento.

Por último, de que modo serão salvaguardados os valores ambientais daquela faixa litoral durante e após as operações de dragagem.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.